O que é transformação digital? Tudo que você precisa saber

O que é transformação digital? Tudo que você precisa saber (Foto de Andrea Piacquadio no Pexels)

Dando início à transformação digital da Era da Informação, examinamos tudo o que você precisa saber sobre o que é transformação digital nos negócios; os desafios, as tecnologias e, acima de tudo, como ter sucesso.

Dada a situação atual do coronavírus, nunca foi tão importante acertar O que é transformação digital nos negócios: tudo que você precisa saber imagem

O que é transformação digital nos negócios?

Antes de embarcar em qualquer transformação liderada pela tecnologia, é importante que todos – do CEO à média gerência – saibam a resposta a essa pergunta.

A transformação digital é um tópico muito amplo e cobre vários tipos diferentes de iniciativas. Mas, o que se resume a: é mudar a forma como uma empresa interage com clientes e funcionários usando tecnologia.

E também usar a tecnologia para melhorar significativamente os processos internos, tornando-os mais eficientes.

A transformação digital nos negócios tem duas partes básicas: há o relacionamento com o cliente e o aspecto interno.

O que é transformação digital então? 

Bem, é a digitalização de processos internos e externos por meio da tecnologia, que ajuda uma empresa a melhorar as operações e a combater a crescente ameaça de interrupção – que durante a pandemia do coronavírus poderia ser o mais útil dos aliados.

Transformação digital – o que vem por aí para o maior chavão dos negócios?

A transformação digital não é um conceito novo – nos últimos anos, assistimos à rápida evolução da tecnologia nos negócios, da Internet das Coisas (IoT) e blockchain a chatbots, aprendizado de máquina e realidade virtual. Leia aqui

O início da transformação digital: passo a passo

O início da transformação digital começa com “saber quem é seu cliente, como suas necessidades estão mudando e o que você precisa oferecer a eles”, ele continua.

O problema com o digital é que ele é onipresente e é uma grande oportunidade, mas também é um problema. É muito fácil se perder com as iniciativas de transformação digital. É necessário, portanto, ancorar as iniciativas e definir alguns KPIs de negócios.

 É sobre crescimento de receita, é sobre maior envolvimento do cliente, é sobre retenção de clientes, é sobre venda de produtos? 

Ter alguns números nos quais você pode ancorar a jornada digital irá mantê-lo focado, porque é muito fácil perder o foco em uma iniciativa de transformação digital.

A grande oportunidade que você tem com o digital é que para cada cliente você pode otimizar a oferta. 

Você pode identificar cada cliente e personalizar a oferta para cada cliente. Essa é a grande possibilidade com o digital e isso é realmente possível através dos dados.

 Essa é a terceira etapa, que é como você descobre, como resolve o problema do cliente, quais dados são necessários e como você disponibiliza esses dados? 

O passo número 4 é “implicação organizacional”. Por sua própria natureza, a digitalização tende a ser multifuncional; não se trata apenas de TI ou marketing, mas de muitas dessas funções se unindo. 

A questão é: como você organiza seu negócio, de modo que seja capaz de executar esses projetos multifuncionais?


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