Como se destacar no mercado de trabalho de contabilidade?
Estudar Ciências Contábeis significa acessar um diploma universitário com elevada empregabilidade e diversas opções profissionais no mercado de trabalho nacional e internacional.
Damos-lhe alguns motivos para valorizar estes estudos e o perfil profissional que pode desenvolver.
Com a carreira dentro de um escritório contábil, você dominará os principais conceitos e ferramentas para gerenciar um negócio em qualquer campo.
Em que consiste a carreira de Contabilidade?
A contabilidade é a disciplina que permite controlar e refletir a atividade económica de uma empresa. Seu objetivo é fornecer dados e informações confiáveis sobre os resultados que a empresa obteve em um determinado período de tempo.
Essas informações são usadas para os gerentes de negócios tomarem decisões; portanto, a contabilidade é uma parte básica de qualquer negócio e é necessária para que funcione.
A carreira em Contabilidade dura cerca de 4 ou 5 anos no Peru e é ideal para pessoas com habilidades de cálculo e que gostam de disciplinas relacionadas a matemática, estatística, economia e negócios.
Como um graduado, você terá habilidades para resolver problemas financeiros e será responsável por tarefas como lidar com dados numéricos, analisá-los e sintetizá-los para relatórios e tomada de decisões estratégicas.
As habilidades que você desenvolverá durante o curso e que o ajudarão a ser um bom especialista em Contabilidade são basicamente as seguintes:
- Raciocínio numérico
- Precisão de cálculo
- Capacidade de síntese
- Capacidade de trabalhar em equipe
- Capacidade de iniciativa e resolução
Além disso, durante o seu desenvolvimento profissional você aprenderá a trabalhar em equipe de forma eficaz e a funcionar em diferentes ambientes e, claro, a trabalhar sob pressão e cumprir os prazos impostos pela Administração.
Ramos da Contabilidade
A Contabilidade é uma disciplina muito ampla que abrange vários campos, pelo que se divide em vários ramos que se classificam de acordo com a origem dos recursos, a atividade da empresa em que operam e as informações com que trabalham.
De acordo com a origem dos recursos
Contabilidade pública: é responsável pelos procedimentos associados à contabilidade das unidades governamentais, ou seja, das empresas do setor público.
Contabilidade Privada: é o ramo da Contabilidade responsável pelos procedimentos contábeis de uma empresa privada.
De acordo com a atividade da empresa
Contabilidade industrial: é a disciplina encarregada de atuar nas empresas que transformam matérias-primas em produtos manufaturados.
Contabilidade comercial: dedica-se ao controle dos movimentos econômicos e financeiros gerados nas empresas que compram e vendem produtos para consumo direto.
Contabilidade para empresas extrativas: é uma forma específica de contabilidade para empresas especializadas na exploração de recursos naturais.
Contabilidade de serviços: é o ramo especializado em empresas prestadoras de serviços.
De acordo com as informações com as quais trabalham
Contabilidade de custos: esta disciplina dedica-se ao registo, apresentação e análise dos custos de desenvolvimento dos produtos fabricados pelas empresas; é essencial definir um custo mínimo para as transações.
Contabilidade Financeira: este tipo de Contabilidade é dedicado ao registro e classificação das transações financeiras; também prepara e apresenta demonstrações financeiras para uso por usuários internos e externos.
Contabilidade de Gestão: ramo especializado na utilização da informação da Contabilidade Financeira combinada com a Contabilidade de Custos para fazer uma análise dos custos totais relacionados com o rendimento.
Contabilidade administrativa: enfoca os aspectos administrativos da empresa, especialmente para avaliar o cumprimento dos objetivos. Também planeja as ações e recursos a serem utilizados.
Contabilidade tributária: é o ramo da Contabilidade que se dedica ao registro e elaboração de relatórios relativos à declaração e pagamento de tributos.