Como se destacar no mercado de trabalho de contabilidade?

Como se destacar no mercado de trabalho de contabilidade? (Foto de Andrea Piacquadio no Pexels)

Estudar Ciências Contábeis significa acessar um diploma universitário com elevada empregabilidade e diversas opções profissionais no mercado de trabalho nacional e internacional.

Damos-lhe alguns motivos para valorizar estes estudos e o perfil profissional que pode desenvolver.

Com a carreira dentro de um escritório contábil, você dominará os principais conceitos e ferramentas para gerenciar um negócio em qualquer campo.

Em que consiste a carreira de Contabilidade?

A contabilidade é a disciplina que permite controlar e refletir a atividade económica de uma empresa. Seu objetivo é fornecer dados e informações confiáveis ​​sobre os resultados que a empresa obteve em um determinado período de tempo. 

Essas informações são usadas para os gerentes de negócios tomarem decisões; portanto, a contabilidade é uma parte básica de qualquer negócio e é necessária para que funcione.

A carreira em Contabilidade dura cerca de 4 ou 5 anos no Peru e é ideal para pessoas com habilidades de cálculo e que gostam de disciplinas relacionadas a matemática, estatística, economia e negócios. 

Como um graduado, você terá habilidades para resolver problemas financeiros e será responsável por tarefas como lidar com dados numéricos, analisá-los e sintetizá-los para relatórios e tomada de decisões estratégicas.

As habilidades que você desenvolverá durante o curso e que o ajudarão a ser um bom especialista em Contabilidade são basicamente as seguintes:

  • Raciocínio numérico
  • Precisão de cálculo
  • Capacidade de síntese
  • Capacidade de trabalhar em equipe
  • Capacidade de iniciativa e resolução

Além disso, durante o seu desenvolvimento profissional você aprenderá a trabalhar em equipe de forma eficaz e a funcionar em diferentes ambientes e, claro, a trabalhar sob pressão e cumprir os prazos impostos pela Administração.

Ramos da Contabilidade

A Contabilidade é uma disciplina muito ampla que abrange vários campos, pelo que se divide em vários ramos que se classificam de acordo com a origem dos recursos, a atividade da empresa em que operam e as informações com que trabalham.

De acordo com a origem dos recursos

Contabilidade pública: é responsável pelos procedimentos associados à contabilidade das unidades governamentais, ou seja, das empresas do setor público.

Contabilidade Privada: é o ramo da Contabilidade responsável pelos procedimentos contábeis de uma empresa privada.

De acordo com a atividade da empresa

Contabilidade industrial: é a disciplina encarregada de atuar nas empresas que transformam matérias-primas em produtos manufaturados.

Contabilidade comercial: dedica-se ao controle dos movimentos econômicos e financeiros gerados nas empresas que compram e vendem produtos para consumo direto.

Contabilidade para empresas extrativas: é uma forma específica de contabilidade para empresas especializadas na exploração de recursos naturais.

Contabilidade de serviços: é o ramo especializado em empresas prestadoras de serviços.

De acordo com as informações com as quais trabalham

Contabilidade de custos: esta disciplina dedica-se ao registo, apresentação e análise dos custos de desenvolvimento dos produtos fabricados pelas empresas; é essencial definir um custo mínimo para as transações.

Contabilidade Financeira: este tipo de Contabilidade é dedicado ao registro e classificação das transações financeiras; também prepara e apresenta demonstrações financeiras para uso por usuários internos e externos.

Contabilidade de Gestão: ramo especializado na utilização da informação da Contabilidade Financeira combinada com a Contabilidade de Custos para fazer uma análise dos custos totais relacionados com o rendimento.

Contabilidade administrativa: enfoca os aspectos administrativos da empresa, especialmente para avaliar o cumprimento dos objetivos. Também planeja as ações e recursos a serem utilizados.

Contabilidade tributária: é o ramo da Contabilidade que se dedica ao registro e elaboração de relatórios relativos à declaração e pagamento de tributos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.