Veja o que é preciso para se tornar um Celebrante de Casamento
Você já ouviu falar em celebrante de casamento? Essa profissão está em alta e sobre isto vamos falar neste artigo. Em algumas regiões do Brasil, o celebrante de casamento não é uma figura tão popular, ou seja, poucas pessoas conhecem esse profissional.
Para muitas pessoas que estão procurando uma profissão, este pode ser um ótimo negócio. O celebrante trabalha diretamente com eventos de casamentos, isso significa que a oportunidade de trabalho é muita. O mercado está sempre aquecido.
Veja mais neste artigo, informações sobre o celebrante e como se tornar um.
O que é um celebrante de casamento?
Você sabe o que um celebrante de casamento faz? O celebrante é um profissional que organiza as etapas da cerimônia de casamento. Sua função é atrair a atenção dos convidados, expondo os sentimentos e a cumplicidade do casal.
O celebrante de casamento é diferente de um juiz de paz ou de um celebrante religioso, pois o celebrante não tem autorização para legalizar um casamento. No entanto, esse profissional pode conduzir uma cerimônia de casamento de forma mais leve, sem falar que é um modo de personalizar a cerimônia de casamento.
Quanto ganha um celebrante de casamento?
Celebrante de casamento no Rio de Janeiro pode ganhar em torno de R$6.000,00 por evento. No entanto, esse valor depende muito da experiência do profissional e também da região do Brasil.
No início, o valor cobrado pode ser bem menor, mesmo assim, é uma profissão muito lucrativa, levando em consideração a quantidade de casamentos que ocorrem no mês, numa região.
Como se tornar um celebrante de casamento?
Para se tornar um celebrante de casamento é preciso atender alguns requisitos.
Conheça esse mercado
Conhecer o mercado é a primeira coisa que você deve fazer. Ninguém começa a trabalhar nesse ramo sem antes dar uma pesquisada.
Você precisa saber se as pessoas em sua região procuram por esse profissional, qual a demanda na procura, se é pouca ou muita, em quais meses há mais procura e outros pontos importantes.
Você também deve pesquisar sobre sua concorrência, saber as estratégias que usam, quem são e tudo mais.
Tenha um certificado
É muito importante que você tenha um certificado, afinal de contas, para se tornar um celebrante de casamentos é preciso fazer um curso de capacitação. Por meio desse curso de capacitação, você vai saber como se comportar, como realizar a cerimônia e tudo o que envolve essa profissão.
Esteja sempre atualizado
Como em toda a profissão que trabalha na área de eventos, é preciso sempre se atualizar. De tempos em tempos algumas coisas mudam, se renovam, e você precisa seguir a tendência do mercado e saber o que há de novo.
Dessa forma, você consegue entregar o que o cliente realmente deseja, além de aumentar o número de contratações pelo seu serviço.
Desenvolva algumas habilidades
É muito importante desenvolver algumas habilidades para trabalhar como celebrante de casamentos. Imagina, um profissional de cara fechada e nada simpático com os noivos e convidados? Ninguém quer uma pessoa dessa por perto.
Então desenvolva algumas habilidades, seja uma pessoa simpática, comunicativa e observadora.