Segurança do Trabalho em Pauta: Tudo o que você precisa saber sobre a norma regulamentadora 32!
Todo aquele que trabalha na área da saúde precisa considerar o que diz a norma regulamentadora 32. Ela é muito importante para quem trabalha nessa área, pois tem o objetivo de proteger o profissional que trabalha nesse setor, por evitar que ocorra acidentes de várias formas.
Por cumprir o que diz a NR 32, os profissionais de saúde possibilitam que o ambiente de trabalho seja mais seguro. Assim, cada um pode cumprir suas funções, evitando colocar em risco a vida de outros.
No que diz respeito a segurança do trabalho, você vai ver agora tudo sobre a norma regulamentadora 32.
O que é a Norma Regulamentadora 32?
A norma regulamentadora 32, chamada de NR32, é um aglomerado de ações protetivas, indicadas para garantir a segurança de qualquer pessoa que esteja em um local clínico ou hospitalar.
Essa NR 32 serve tanto para os profissionais da saúde como médicos e enfermeiros, como aqueles que atuam nesses locais, por exemplo, os que trabalham na área de serviços gerais. Além desses, também serve para pacientes, acompanhantes e profissionais que atuam em estabelecimentos que envolvem a saúde.
Em resumo, essa norma regulamentadora 32 serve para proteger as pessoas de qualquer risco ou acidente que comprometa a saúde.
Qual a importância da NR 32?
Essa norma regulamentadora 32 é muito importante para todos, pois somente por meio dela é possível garantir um local de trabalho seguro, eliminando as chances de acidentes, contaminações e problemas de saúde que necessitam de afastamento.
A importância dela não é válida apenas para profissionais, mas os pacientes também podem se beneficiar por seguir suas diretrizes. Dessa forma, todos contribuem para um ambiente mais seguro e eficiente.
A NR 32 refere-se a quais riscos?
A NR32 refere-se a diversos tipos de riscos que um colaborador da área da saúde está sujeito. Eles estão submetidos aos riscos por acidente, químico, biológico, ergonômico e nas lavanderias. Vamos ver em detalhe cada um deles agora:
Risco químico
Os profissionais de saúde precisam por diversas vezes entrar em contato com produtos químicos que apresentam substâncias tóxicas. Quando essas substâncias entram em contato com a pele ou organismo, podem causar sérios problemas.
Sendo assim, é fundamental analisar o rótulo das embalagens, identificar corretamente cada recipiente com produto químico e manuseá-los de modo apropriado.
Risco ergonômico
Outro risco que a NR 32 trata é o ergonômico, no qual o profissional faz mau uso de equipamentos, ou se posiciona de forma errada em um procedimento, causando muitos problemas como dores físicas, cansaço físico e alguns problemas mentais.
Risco biológico
O risco biológico é outro que existe e que pode prejudicar muito a saúde e integridade de um profissional de saúde, além de oferecer riscos a outras pessoas dentro e fora do ambiente de saúde.
Risco na lavanderia
Ela também trata dos riscos que podem ocorrer numa lavanderia de hospital, local com potencial risco de contaminação.
Risco por acidente
Os riscos por acidentes também estão incluídos na NR 32. São muitas as possibilidades que os profissionais de saúde têm para sofrer acidentes em seus locais de trabalho. Quando isso acontece, é necessário afastamento ou até aposentadoria.