Quais são as medidas de segurança mais importantes para um profissional de usinagem? Conheça aqui!
Os profissionais de usinagem convivem diariamente com vários fatores que oferecem riscos à saúde. Isso acontece porque esses profissionais precisam trabalhar com metais e máquinas, e muitas vezes o procedimento ou produtos utilizados geram algum desconforto.
Para garantir uma boa saúde mesmo trabalhando com usinagem, é preciso seguir algumas medidas de segurança. Isso pode parecer algo dispensável, afinal de contas, o brasileiro sempre dá um jeitinho em tudo. Mas para esse tipo de profissão, geralmente só aparecem os problemas depois de um bom tempo de serviço.
Sendo assim, se você trabalha numa empresa de usinagem ou trabalha por conta própria, veja quais são as medidas de segurança mais importantes para esse setor.
Medidas de segurança para profissionais de usinagem
Uma das principais medidas de segurança para quem trabalha com usinagem é manter o local limpo e organizado. Uma pesquisa revelou que profissionais que trabalham em locais limpos executam seus serviços com mais eficiência, aumentando a produtividade e a qualidade no serviço.
Assim, é fundamental remover toda sujeira em ambientes como esse, pois isso também será fundamental para evitar acidentes. Agora veja outras medidas de segurança para profissionais de usinagem.
Equipamento de proteção coletivo (EPC)
O equipamento de proteção coletiva é muito importante para os profissionais de usinagem. Esses equipamentos são normalmente providenciados pelas empresas a fim de proteger o colaborador de alguns riscos existentes no local de trabalho, de forma coletiva.
Entre esses equipamentos de proteção coletiva estão os exaustores, além de sistemas de ventilação e temperatura.
Esses equipamentos são fundamentais para garantir a segurança e o bem estar do colaborador. Sua função é retirar do local de trabalho poeiras que são produzidas durante o trabalho. Além disso, deixar o ambiente com uma temperatura agradável para a execução do trabalho.
Equipamento de proteção individual (EPI)
O equipamento de proteção individual é outra medida de segurança importante que não pode faltar no local de trabalho dos profissionais de usinagem. Esses equipamentos garantem a segurança pessoal de cada colaborador contra acidentes e problemas de saúde.
Entre os EPI ‘s essenciais podemos citar as máscaras respiratórias, que protegem contra a inalação de agentes tóxicos, os óculos de proteção e os protetores auriculares. Além desses, também faz parte dos equipamentos necessários a luva, calçado apropriado e o capacete de segurança.
Principais riscos a saúde para profissionais de usinagem
Quem trabalha com processos de usinagem precisa entender que alguns riscos à saúde são reais.
Problemas auditivos
Os problemas auditivos são um dos mais recorrentes em profissionais de usinagem. Por causa do grande ruído que existe nesses ambientes.
Problemas respiratórios
Os problemas respiratórios também são comuns em quem atua nos processos de usinagem. Por exemplo, profissionais que trabalham com Afiação de Fresas Metal Duro, geralmente, depois de um tempo, desenvolvem algum problema para respirar.
O pó proveniente dessa atividade é tóxico e causa muitos danos ao pulmão, sem falar de outros agentes contaminantes que ficam no ar nesse ambiente de trabalho.
Outros Problemas
Além desses citados, também tem os problemas dermatológicos, problemas oculares e devido ao calor nesses ambientes de trabalho, pode haver o aumento da pressão arterial e irritabilidade.