O que fazer para sobreviver durante a crise do coronavírus?
A pandemia do novo coronavírus trouxe uma grande crise financeira para a economia mundial. Aqui no brasil essa crise é claramente vista com a classe mais pobre em que muitos estão fazendo de tudo para sobreviver com um salário mínimo.
Mas quando o trabalhador perde seu emprego em meio a essa crise, o que fazer?
Foi o que aconteceu com milhares de brasileiros e muitos perderam o direito de ter um lar e alimento na mesa. Você também está desempregado e procurando meios para sobreviver a tudo isso?
Vai gostar de saber que neste artigo vamos dar algumas dicas práticas do que pode ser feito nesse momento tão difícil para sobreviver a essa crise. Confira!
Não faça novas dívidas
Se você já está passando por uma crise econômica, não pode contrair novas dívidas. Sempre que vier a vontade de comprar um produto ou serviço, pergunte-se se tal coisa é mesmo necessária e indispensável.
Há coisas que não podemos deixar de comprar, mas outras podemos abrir mão durante um determinado período. Sendo assim, evite a armadilha de se recompensar de vez em quando.
Sempre que for necessário comprar um produto, faça antes uma pesquisa para encontrar o melhor preço.
Economize nos gastos
A economia de gastos precisa começar o quanto antes. Cada centavo desperdiçado vai fazer falta nessa crise econômica, especialmente se você estiver desempregado.
Economize água, luz e gás. Se possível, renegocie dívidas como internet e telefone. Evite também usar os transportes por aplicativo ou táxi, dando preferência aos ônibus.
Ao fazer compras, procure sempre por descontos e promoções. Se for usar o cartão de crédito, dê preferência para aqueles que possuem alguma vantagem.
Hoje em dia é possível encontrar uma credora que disponibilize cartão de crédito para negativado autônomo e muitos desses, são de bancos digitais, que oferecem cartão sem taxa nem anuidade.
Qualquer economia que puder ser feita será de grande importância para cobrir outras despesas.
Busque por renda extra
Mesmo que você tenha um trabalho, nada impede você de fazer uma renda extra para complementar a renda e sobreviver a essa crise.
A renda extra pode ser feita dentro do seu lar, na rua, ou em qualquer outro lugar. Você pode vender coisas usadas, lanches, espetinho, trabalhar na internet e muitos outros.
Outra dica para fazer uma renda extra é trabalhar como freelancer de vez em quando. Por exemplo, você pode trabalhar de garçom em eventos ou trabalhar como redator para blogs. Existem várias formas de trabalhar nessa modalidade e gerar alguma renda.
Mude alguns hábitos
É preciso mudar alguns hábitos para sobreviver à crise do coronavírus. Mas como assim?
Digamos que você tem o hábito de sair todo fim de semana com a família ou para jantar com a esposa. Isso precisa mudar! Procure fazer atividades de lazer em casa, que não gaste muito. Assim, você vai conseguir economizar e arcar com as despesas sem tanto trabalho.
Troque alguns alimentos
A alimentação também precisa ser repensada. Se você tinha hábito de comer certos tipos de frutas, troque por aquelas que são da época. A mesma dica serve para verduras e legumes. Dessa forma você consegue uma economia significativa.