Lan House – É lucrativo? Vale a pena abrir uma?
Houve um tempo em que as Lan House eram muito frequentadas por pessoas de todas as idades, que precisavam fazer alguma transação digital. Naquela época pouco se via residências que tivessem acesso a internet.
Com o avanço da tecnologia e da internet as lan houses tiveram uma queda no número de frequentadores, mas ainda sobrevivem. Assim como muitos outros empreendimentos, a lan house já teve seu momento de estrela e atualmente é mais um negócio entre os milhares.
Mas será que ainda é vantajoso ter uma lan house? Vale a pena investir nesse negócio? Vamos ver agora o por que ainda vale a pena ter uma lan house e como ter bons lucros.
Lan House é um bom negócio?
A maioria dos negócios hoje em dia já passou por alguma mudança ou ainda vai passar, e é assim com a lan house também.
Este tipo de empreendimento não parece viável quando analisamos as estatística do bairro em que moramos, mas quando fazemos uma análise de quantas lan houses existem no país, entendemos que ainda é vantajoso investir nesse negócio.
Além disso, precisamos lembrar que nem todo mundo entende de tecnologia e tem aquelas que não possuem aparelhos digitais com acesso a internet, mas que essas mesmas pessoas precisam pagar boletos, imprimir documentos e realizar outros serviços como inscrição de concursos, acessar matrícula atualizada de imóvel, e muitos outros.
Então agora que você viu que ainda é muito lucrativo ter uma lan house, veja alguns passos para ter uma.
Tenha um bom plano de negócio
Todo empreendimento antes de ser aberto precisa ter um plano de negócio, ou seja, um bom planejamento para definir onde ficará estabelecido o empreendimento, qual o seu público alvo, os serviços oferecidos e muito mais.
Para a lan house ter sucesso precisa também ter esse plano de negócio. Além disso, é de extrema importância avaliar a concorrência e definir estratégias para se destacar.
Inove nos serviços oferecidos
Para atrair a atenção das pessoas em plena era digital, é preciso inovar nos serviços oferecidos. A primeira mudança precisa ser na forma como o cliente é atendido, deixando claro o quanto ele é importante para seu estabelecimento.
Crie um ambiente com capacidade de atender pessoas de diferentes faixas etárias e que, além disso, realize diversos tipos de serviços.
Mostre que no seu estabelecimento é possível acessar serviços públicos, documentos, fazer inscrições, dar baixa em documentos, fazer impressões e muito mais. Você também pode agregar outros serviços como encadernação, criação de banners, impressão em fardamento e outros serviços personalizados.
Tenha equipamentos modernos
Para atrair o cliente e fazer com que ele permaneça no seu estabelecimento, é preciso investir em máquinas e equipamentos de qualidade, modernos. Isso talvez seja complicado para alguns empreendedores que estão começando, mas se isso for o problema, prefira investir na qualidade ao invés de quantidade.
Escolha bem o ponto comercial
O ponto comercial é outro fator que vai determinar se a sua Lan House vai ter sucesso ou não. Além de ver a questão da concorrência, é preciso também ver a questão do movimento na região em que você vai escolher.