É possível atuar como dentista de forma autônoma? Veja aqui!

É possível atuar como dentista de forma autônoma? Veja aqui!

Se tornar um dentista nos dias de hoje é mais fácil do que a alguns anos atrás. Hoje em dia, os dentistas podem trabalhar em setores públicos e privados, com uma boa remuneração. No entanto, muitos profissionais preferem trabalhar por conta própria.

No caso dos dentistas, se não desejarem trabalhar no setor público, podem optar por trabalhar como profissional liberal ou autônomo. Você vai saber se é possível que um dentista trabalhe como autônomo.

É possível atuar como dentista de modo autônomo?

Quando vamos a um consultório odontológico, não imaginamos que aquele profissional pode estar exercendo suas funções como profissional autônomo. Nessa profissão, é possível atuar como autônomo, mesmo que você não tenha uma clínica.

Mas para chegar a esse nível, é preciso entender alguns pormenores importantes.

Como atua um dentista de forma autônoma?

Um dentista que trabalha de forma autônoma tem toda a liberdade para realizar as suas atividades de maneira independente. Quando se cadastram nessa modalidade, eles têm a garantia de independência financeira e profissional.

Dessa forma, não necessita de funcionários, muito menos ter contrato com alguma empresa. Esse profissional autônomo pode trabalhar no horário que determinar e nos dias que quiserem.

Como é feita a tributação para dentista autônomo?

A tributação para dentistas autônomos é feita por meio da contribuição da Previdência Social, ou seja, com pagamento do INSS. Dessa forma, o dentista vai poder ter direitos a alguns benefícios previdenciários como auxílio-doença e aposentadoria.

O imposto de renda é tributado conforme a tabela do IRPF. Além disso, é necessário ter uma anotação de todos os ganhos e despesas, e guardar todos os comprovantes. Todo esse processo de tributação é feito através de um contador, contratado pelo dentista.  

Como se tornar um dentista autônomo?

Para se tornar um dentista autônomo é necessário dar atenção a alguns passos importantes. A partir de agora vamos ver quais passos são esses.

Invista no consultório

A primeira coisa que deve ser feita para que você atue como dentista autônomo é investir em um consultório odontológico. Para isso, você deve escolher bem o local que funcionará sua clínica.

Além disso, é preciso pensar no seu público-alvo. Se a sua clínica for especializada em um procedimento, escolha uma região que seja propícia para isso.

Obtenha os melhores equipamentos

Outra dica importante é investir em equipamentos. Além de broca cirúrgica, você precisa ter também outras ferramentas para cirurgias e outros tratamentos, além de equipamentos como cadeira odontológica, mesa de equipamentos, pedal de comando, compressor, autoclave, entre outros.

Legalize seu negócio na prefeitura

Outra coisa que você deve fazer é legalizar seu negócio na prefeitura. É necessário o pagamento de uma taxa para conseguir formalizar o negócio. Para isso, é preciso levar alguns documentos como CPF, IPTU e RG.

Faça sua inscrição no INSS

É também preciso fazer sua inscrição no INSS, pois somente dessa forma, você vai conseguir fazer o pagamento de taxas mensais e ainda ficar acobertado caso necessite se ausentar das funções por um tempo.

Consiga os alvarás de funcionamento

O alvará de funcionamento é conseguido tanto no corpo de bombeiro como na Agência de Vigilância Sanitária.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *