Como melhorar a reputação do seu site com SEO
Obter, manter e melhorar a reputação de um site, hoje em dia, é uma tarefa altamente desafiadora para administradores de sites e mesmo para especialistas em marketing digital.
O Google aplica mais de 300 critérios diferentes para posicionar cada site em termos de reputação online, e está constantemente alterando seus parâmetros, o que torna a tarefa ainda mais complexa.
Isso quer dizer que devemos trabalhar sem nos preocupar muito porque nunca vamos satisfazer o Google?
Com certeza, não. Porque talvez não exista site que atenda todos os critérios, a maioria foca nos mais relevantes – e investiga quem são eles a cada momento – e, acima de tudo, nos critérios que tenham relação direta com a audiência.
Porque, no fim de tudo, é dela que virão os resultados mais expressivos.
E não esqueça de premissas importantes:
- Conquistar uma reputação tem muito a ver também com o que não fazemos de errado e que possa ser punido;
- A imagem com o mercado determinará muito da sua reputação, e ela virá da forma como você entrega os seus produtos (canais digitais) aos usuários.
O que é a reputação online?
A reputação online é a confiança que o mercado (usuários) tem no seu site dentro do mundo da internet.
Muitas pessoas associam a reputação ao ranqueamento que o site tem nas buscas de usuários, mas esse aspecto é apenas parte do processo. A outra parte diz respeito às práticas que vão criar a reputação no mundo real: a informação e o interesse que ela cria na audiência.
O que é o SEO?
O SEO (Search Engine Optimization ou Otimizações de Mecanismos de Busca) é o conjunto de estratégias, ferramentas e métricas que usamos para otimizar a performance de um site no vasto mundo de páginas da internet.
Um especialista em SEO está constantemente estudando novos critérios para otimização de sites e como atingi-los.
Quais os principais critérios que o SEO foca para a reputação do site?
Vamos falar dos principais critérios que um planejamento de SEO deve cuidar para melhorar continuamente a reputação de um site – sem uma ordem de importância.
01 – Link interna para o seu site
Os sites que apontam para o seu são uma medida da relevância que você terá na rede perante os usuários que cheguem até ele. Porém é importante frisar que eles devem vir de sites com uma boa reputação também.
Podemos medir como sendo sites de empresas sérias no mercado:
- Empresas sérias do mesmo ramo de atividade do seu site;
- Orgãos de mídia e imprensa reconhecidos;
- Sites e blogs de pessoas e empresas que sejam autoridades no mesmo assunto do seu conteúdo que foi linkado – ou o site em geral.
Linkagens externas de sites com baixa autoridade, conteúdos pobres ou suspeitos – certamente prejudicarão a sua reputação.
02 – Linkagem externa
Da mesma forma que é importante ser reconhecido por páginas sérias, é fundamental linkar seus conteúdos com páginas com boa reputação também e, principalmente, que tenham relação com a sua área de atuação e/ou tema do seu conteúdo.
Por exemplo, se você tem um site para venda de consultoria financeira, é importante linkar externamente com páginas com reconhecimento no mercado financeiro – Infomoney por exemplo.
03 – Conteúdos relevantes e de qualidade (otimizados)
Podemos dizer que chegamos na alma da sua reputação: os artigos e informações que você publica. Aqui podemos dividir a estratégia em dois pontos:
- Seu artigo deve usar o máximo de recursos de otimização possíveis – por exemplo, uso natural de palavras-chave, a linkagem contextualizada, títulos e subtítulos e outros itens;
- Seu artigo deve ter um conteúdo textual de qualidade, com uma escrita atraente, levando o usuário a permanecer nele, compartilhar, comentar, enfim ações que atestam a interação dele com o que você publica.
04 – Planejamento de conteúdo
Ter ótima escrita e otimizar o artigo é ótimo, mas saber a dosagem também. Publicações em excesso tiram a expectativa pela próxima postagem que é tão eficaz para formar uma audiência. Variar temas dentro de um assunto também ajuda a dinamizar e escalar mais audiência.