As 3 medidas de segurança mais importantes e que devem ser adotadas por profissionais de desentupimento!
Durante o trabalho de desentupimento, muitos acidentes podem ocorrer, especialmente se o funcionário é novo nesse ramo. Por este motivo, é preciso a todo momento adotar algumas medidas para evitar que esses acidentes ocorram.
No dia a dia, pode ser que essas medidas caiam no esquecimento e assim, o funcionário acaba desconsiderando-as. Mas tem aquelas que não podem ser esquecidas nunca, pois colocam a vida em risco. Veja agora as 3 medidas de segurança mais importantes e que devem ser adotadas por profissionais de desentupimento.
3 Medidas de segurança que devem ser adotados por desentupidores
Para abrir uma desentupidora é necessário adotar algumas medidas de segurança, pois esse tipo de negócio é frequentemente fiscalizado por autoridades. Caso algo esteja fora dos padrões, o negócio pode ser fechado.
Além do mais, é uma questão de segurança pessoal e coletiva. Uma desentupidora na zona oeste de São Paulo, quase teve um de seus funcionários acidentados por causa de um descumprimento de uma dessas medidas.
Veja agora as 3 mais importantes para quem atua nesse ramo.
Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
A primeira medida é concernente à utilização dos equipamentos de proteção individual, os famosos EPIs.
Para trabalhar como desentupidor é preciso utilizar vários equipamentos que juntos, vão garantir a segurança do morador e principalmente, do profissional. Nessa profissão é preciso usar máscaras, vestimenta adequada, luvas apropriadas, botas antiderrapantes e óculos de proteção. Em alguns casos, o capacete de proteção também é necessário.
Esses equipamentos servem para impedir que o funcionário sofra um acidente no local de trabalho, ou seja, contaminado por vírus e bactérias. Quando se trata de um desentupimento de esgoto ou fossa, o risco de contaminação é muito alto.
Da mesma forma, quando é preciso realizar um serviço de desentupimento em tubulações de gás, o risco do funcionário inalar esse gás é grande. Com os devidos equipamentos de proteção individual, esses riscos são amenizados.
Manutenção dos automóveis utilizados nos serviços
Outra medida de segurança que deve ser adotada pelos funcionários de uma desentupidora é a manutenção dos automóveis utilizados nos serviços.
Para atender aos clientes é necessário se locomover com um veículo, que na maioria das vezes, transportam equipamentos pesados para desentupimentos. Com tantas horas de estrada, é natural que algumas peças desses veículos se gastem mais rapidamente.
Quando não há uma manutenção preventiva desses veículos, o risco de acidente é muito grande. Isso pode colocar em perigo a vida dos funcionários, dos outros condutores de veículos, sem falar do prejuízo financeiro para a empresa.
Treinamento para se enquadrarem nas normas regulamentadoras
Por fim, uma das medidas mais importantes e que devem ser adotadas pelas empresas de desentupimentos é o treinamento de seus funcionários para se adequarem às normas regulamentadoras.
Essas normas contêm regras que vão proteger a saúde e a vida dos funcionários que trabalham em locais de alto risco. Por exemplo, o funcionário que vai desentupir uma fossa, vai aprender neste treinamento que, durante o procedimento, ninguém não pode acender um isqueiro, pois o risco de incêndio é muito grande, devido aos gases ali presentes.