Por que o seguro funeral é considerado uma estratégia de segurança do trabalho, especialmente nas indústrias? Veja aqui!

Por que o seguro funeral é considerado uma estratégia de segurança do trabalho, especialmente nas indústrias? Veja aqui!

Você certamente já deve ter ouvido falar de alguém que utilizou o seguro funeral para enterrar seu ente querido. Esse seguro funeral é muitas vezes um benefício concedido pela empresa, muitas delas indústrias.

Esse seguro não é algo que o trabalhador deseja usar, mas quando há a possibilidade de ter, o colaborador não deve hesitar em aceitar. Afinal de contas, imprevistos acontecem a todo instante. Neste artigo você vai saber mais sobre seguro funeral, e porque ele é considerado uma estratégia de segurança do trabalho por algumas empresas.

O que é seguro funeral?

Há seguro funeral para todos os níveis econômicos, do mais barato ao mais caro. Mas você sabe o que é um seguro funeral, de fato?

O seguro funerário, como também é conhecido, nada mais é que um seguro que cobre todos os custos do funeral do segurado. Quando uma pessoa é contratada para uma função de alto risco, as empresas são obrigadas a oferecer um seguro de vida, que inclui o seguro funeral, para o colaborador.

Por que esse seguro é oferecido pelas empresas aos seus funcionários?

O seguro de vida, que abrange o seguro funeral, é oferecido pelas empresas, especialmente indústrias, primeiramente para cumprir com as leis trabalhistas. Depois, porque é uma forma de mostrar para os colaboradores que a empresa se importa com eles. Isso contribui para um melhor desempenho no local de trabalho.

Além disso, as empresas que oferecem esse seguro e que fazem parte do regime de tributação do lucro real, podem deduzir o custo com seguro no imposto de renda.

Toda indústria deve oferecer esse seguro aos seus colaboradores?

Não necessariamente. Já as grandes indústrias que têm trabalhadores com funções de alto risco precisam, mas isso não se aplica a todas.

Hoje em dia há muitas indústrias aqui no território brasileira, mas algumas, especialmente as de pequeno porte, não precisam oferecer o seguro de vida para seus funcionários se ficar provado que a função não oferece risco de vida.

Quais segmentos profissionais podem ter o seguro funeral garantido?

Algumas indústrias têm a obrigação de oferecer o seguro de vida – que automaticamente inclui o seguro funeral – para seus funcionários. Há uma lei que estabelece isso, mas não é para qualquer indústria, apenas para as que fazem parte desse segmento profissional:

·         Indústrias têxteis e vestuário;

·         Indústrias de roupas infanto-juvenis;

·         Indústrias de louça, porcelana e cerâmica ou barro;

·         Indústrias na área elétrica, gás, hidráulica e sanitária.

Esse seguro é oferecido pelas indústrias aos seus funcionários devido ao alto risco que a função exercida oferece para o trabalhador.

O seguro funeral é considerado uma estratégia de segurança do trabalho?

Sim, o seguro funeral dado através do seguro de vida aos funcionários de uma empresa, é considerado uma estratégia de segurança do trabalho, afinal de contas, somente com esse seguro é que o profissional pode ter uma assistência digna caso se acidente ou um enterro decente.

Por providenciar um seguro de vida, a instituição mostra o quanto está comprometida com a segurança do trabalho. Além disso, todas essas estratégias ajudam a construir a imagem da empresa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *