Como se preparar para uma oportunidade de trabalho
O Brasil passa nesse momento por um momento delicado, com o desemprego em alta e com os preços de produtos da cesta básica aumentando todo mês.
A saída é procurarmos um emprego, sair da inércia e sair em busca de um futuro melhor, algo que ninguém pode fazer por nós. Por isso preparamos hoje algumas dicas sobre como se preparar para uma oportunidade de trabalho, estando diante de um entrevistador. Confira!
Sinta-se confiante!
Todas as pessoas que estão em busca de um emprego ou que já estiveram, inevitavelmente enfrentaram uma entrevista ou enfrentarão num futuro próximo. E nesse momento as pessoas se sentem muito inseguras e ansiosas, causando nervosismo e estresse antes e depois da reunião para a entrevista.
Muito mais importante que saber que você precisa estar calmo e o mais tranquilo possível, em relação ao que será dito na entrevista, é saber que você precisa estar confiante. Mas não é somente se sentir confiante, você precisa passar isso, não de uma forma desesperada, para o entrevistador.
A revista Time, por exemplo, fala que em diversos estudos os entrevistadores preferiram pessoas que demonstraram sentimento de poder, ou seja, pessoas que se sentiram poderosas no momento da entrevista profissional. Isso diz muito sobre como uma postura confiante ajuda a ser aprovado tanto numa vaga de emprego quanto em concursos estaduais.
Cause uma boa primeira impressão
Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Impressionantemente, existem muitas pessoas que se descuidam desse aspecto muito importante.
Às vezes é compreensível você se preocupar com tantas observações sobre o que falar numa entrevista, como se portar, ou como usar uma melhor postura. Mas é imprescindível escolher uma boa roupa que se adeque ao momento e a empresa ao qual você estará sendo entrevistado.
Causar uma boa impressão numa entrevista está longe de ser somente algo ligado a sua estética, ao seu vestir, penteado de cabelo ou sapatos. Isso também atinge o que você vai falar, como por exemplo, frases que você pode ensaiar sozinho em casa e falar no momento da reunião.
Outra boa maneira de causar uma boa primeira intenção é por fazer um trabalho de pesquisa sobre aquele empregador pelo qual você está candidato a vaga. Por exemplo, se aprofundar na missão da empresa e seus valores de ética, pode ser um diferencial, haja vista que você estará por dentro da cultura daquela companhia.
Se adapte ao entrevistador
Quando nos deparamos com alguma situação que já enfrentamos, ao lidar com algo semelhante é comum nos sentirmos mais bem à vontade. Esse ‘gatilho’ da similaridade é ativado em diversas áreas da nossa vida e em diversos aspectos da sociedade. Mas porque estamos falando disso?
É provado pela ciência que uma pessoa tende a gostar mais da outra se elas tiverem algum ponto em comum, alguma característica que possa aproximar da personalidade da outra pessoa.
Por isso é essencial que você possa utilizar desse fator como uma vantagem para si na hora da entrevista. Como assim? Você precisa identificar de forma rápida e inteligente qual o estilo do entrevistador, que pode ser um tanto quanto sério ou mais descontraído, utilizando de linguagem comum do dia a dia nos diálogos da entrevista.