Como ser um representante comercial de sucesso no ramo de Sex Shop
Um representante comercial nada mais é do que uma pessoa física ou jurídica que realiza vendas de produtos ou serviços de fabricantes ou atacadistas para uma ou mais empresas, porém, sem relação de emprego. E para você que quer atuar no ramo de Sex Shopping, que é um mercado que está crescendo significativamente ao longo dos anos em suas vendas de produtos e acessórios, aqui vão algumas dicas de como se sair bem e obter sucesso.
O que é preciso para se tornar um representante comercial?
Para ser um representante comercial autônomo, você deve, primeiramente, ter o registro necessário. Ele é feito pelo Conselho Regional de Representantes Comerciais. Para isso é necessário que esteja com todas as suas obrigações sociais em dia.
Após isso, planeje todo o seu método de trabalho, quais possíveis estratégias irão traçar seu caminho, seu modo de agir, fazer negócios e atender o cliente.
Dicas para ser um representante comercial de sucesso
Agora que já sabe como se tornar um representante comercial, veja a seguir como atrelar isso ao mercado de Sex shop:
1 – Estude sobre os seus produtos
Um bom representante comercial deve conhecer bem os produtos que está vendendo, e com produtos eróticos não seria diferente.
A variedade no mercado de sex shop é enorme, mas procure estudar sobre características, funcionalidades e benefícios que carregam cada um dos produtos. Isso mostra dedicação e profissionalismo.
2- Conheça bem a empresa que representa
Saber sobre a empresa que representa é essencial se tratando do ramo de sex shop, pois é provável que seus clientes queiram contratar serviços e produtos de qualidade.
Procure saber a história da empresa, os valores que carrega, como é sua atuação no mercado, entre outras questões. Mostrar para os compradores que conhece a empresa a fundo passará mais credibilidade e os dará mais confiança.
3- Entenda seu público alvo
Para conseguir uma boa representação comercial, é preciso que se compreenda quem é o seu cliente. Nem sempre será fácil representar produtos eróticos, mas entender mais sobre seu posicionamento, critérios de avaliação e prioridades, será essencial para traçar sua estratégia de atuação.
4- Tenha uma boa comunicação
Saber se comunicar é um atributo essencial para todo representante comercial, principalmente para o representante do ramo de sex shop, pois é a partir da comunicação que você poderá explicar as funcionalidades e usabilidade dos produtos que está vendendo.
Então seja persuasivo, tenha na ponta da língua as características dos acessórios e produtos eróticos que vende. Se expressar com facilidade e clareza fará com que tenha mais chances de fechar negócios com os seus clientes.
5- Busque sempre inovar e se reinventar
O mercado de sex shop está sempre se renovando, sempre surgem novidades, então é imprescindível que você, como um bom representante comercial, busque também se inovar e reinventar; seja em como irá apresentar seus produtos ou como irá abordar seus clientes.
Estude e esteja sempre atualizado nas áreas de vendas, finanças e marketing. Se aperfeiçoe constantemente.
6- Não abra mão do pós-venda
O pós-vendas é de extrema importância para garantir e manter a fidelidade do cliente. É aqui que você irá garantir que o relacionamento entre vocês seja duradouro e gere futuros negócios.
Mesmo depois de concluir sua venda, entre em contato com o cliente. Pergunte o que está achando do produto, se está com alguma dúvida e precisa da sua ajuda para saná-la; mostre sempre que está, de fato, preocupado com a satisfação dele.