3 dicas para conciliar trabalho e maternidade

3 dicas para conciliar trabalho e maternidade (Foto de Yan no Pexels)

3 dicas para conciliar trabalho e maternidade

Muitas mães novas que retornam ao trabalho após uma licença de maternidade se sentem divididas entre seus papéis aparentemente conflitantes. Eles valorizam suas realizações profissionais e a renda que isso traz – mas são atormentados pela perspectiva de deixar seu bebê precioso que ainda é tão pequeno e carente. 

Além disso, como muitos bebês não dormem a noite toda, como termina a licença de maternidade típica de três meses, você pode esperar estar profundamente exausto e até, graças aos hormônios ainda flutuantes, choroso. 

Organização

Sua rotina do dia anterior de trabalho deve ser reconfigurada à medida que você detalha todos os detalhes do seu novo dia, a partir dos quais os pais tomam banho primeiro enquanto o outro olha o bebê, para quando usar o extrator de leite e onde você bombeará se ainda estiver amamentando. 

Isso não deve ignorar essas pequenas indignidades, como montar cuidadosamente um guarda-roupa de trabalho para se ajustar a um corpo que ainda não se recuperou da gravidez.

Claro, existem benefícios. Algumas mães que trabalham descobrem que são bons pais por causa de seu trabalho, não apesar disso. Mas navegar na transição da licença de maternidade para o escritório leva, bem, trabalho.

Quem está no controle aqui?

Mesmo que as mães que trabalham passam o dia livres de uma bolsa de fraldas e carrinho, você não é mais uma mulher no controle de seu destino. Você passa de se sentir como um adulto independente, que pode fazer tudo por conta própria, a se sentir quase infantil e terrivelmente dependente de outras pessoas.

Sua vida funciona apenas na medida em que sua babá aparece a tempo ou seu bebê está bem o suficiente para ir à creche. No escritório, você pode descobrir que é tratado de maneira diferente. 

O resultado: você pode encontrar-se na parte receptora de tarefas sem saída que insultam seu talento e dedicação. Ou você pode acabar sendo preterido em uma promoção que trabalhou duro para obter. 

Sua mente e seu corpo estão prontos?

Mas a verdade é que, pelo menos inicialmente, você pode não se sentir como se estivesse tendo o melhor desempenho. A privação do sono diminui sua capacidade cerebral. E se você estiver amamentando, poderá sentir-se preso entre as demandas do seu corpo (“Bombeie!”) E seu trabalho (“Faça isso, pronto!”).

Voltar para casa depois de um dia nas trincheiras não é menos estressante. Seu bebê pode estar cansado e irritadiço. E, a menos que você tenha ajuda em casa, há um jantar para fazer, louça suja empilhada na pia do café da manhã e uma pilha de roupas para lavar. 

É fácil sentir-se convencido e zangado. Fazer malabarismos com tantos papéis pode ser frustrante. Se você é casado, é provável que seu cônjuge esteja do lado de sua fúria ou ainda pode ser um caminho para ter problemas no relacionamento, por isso, ter cuidado com as relações também se torna mais uma função extra. 

Realmente, não é nada fácil, mas é importante tirar forças para conseguir manter o dinheiro entrando e o seu bebê feliz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *