Começando na área da Estética? Essas 6 dicas podem te ajudar a decolar!

Começando na área da Estética? Essas 6 dicas podem te ajudar a decolar!

Todo começo de negócio próprio gera uma série de dúvidas: o que oferecer, quais os fornecedores, quem vai comprar, que preço posso fazer, como farei os clientes conhecerem meus serviços e produtos.

O mercado de Estética está em constante crescimento e isto será uma tendência por muito tempo. Isso é positivo para investir nele, mas exige atenção para conquistar clientes que serão sempre mais disputados.

Você está começando na área da Estética? Essas 6 dicas podem te ajudar a decolar!

Dica 1: Defina um nicho para começar motivada

Sim, muitas pessoas dirão que diversificar os serviços é importante para agregar diferentes qualidades. Mas não neste momento.

Na Estética lidamos com o corpo e o organismo das pessoas, com a vaidade, com expectativas e sonhos. É onde erros podem custar um cliente e muitas recomendações. Então é importante que você comece o mais segura possível sobre aquilo que gosta e quer focar como atividade.

É mais interessante você ter o preparo e disponibilidade para uma ou duas técnicas e assim poder formar um bom conceito e expandir, do que se qualificar em várias e ter problemas para se aparelhar e atender.

Dominando a primeira onda e se diferenciando nela, você poderá futuramente agregar novos serviços, alguns interligados ou similares, com mais segurança e mais capital.

Dica 2: Busque a melhor qualificação em Estética

Em todos os segmentos, temos muita oferta de cursos, muitos online com qualidade, e é importante fazer a melhor escolha. Algumas dicas são importantes para buscar a melhor qualificação em Estética:

  • Pesquise a reputação das instituições – sites como o Reclame Aqui, redes sociais, grupos do assunto, opiniões de clientes e ex-clientes.
  • Avalie o programa de cada opção – o quanto ele é abrangente, atualizado, carga horária, tipo de material usado.
  • Verifique se o curso tem certificação e se está regularizado no Ministério da Educação. É seu primeiro cartão de visita no começo do negócio.

Dica 3: Invista em equipamentos de qualidade

Dos itens menores até aparelhos e grandes equipamentos, é essencial investir na qualidade, pois eles poderão ser um material visual importante na divulgação do seu negócio.

Não necessariamente gastar muito, o mercado tem uma boa quantidade de fornecedores, todos dispostos e negociar. Só ter atenção para:

  • Avaliar as características em comum entre os fornecedores e depois os diferenciais como critérios de valor para decidir talvez por um mais caro, porém mais funcional ou duradouro.
  • Negociar com empresas com experiência e boa reputação.
  • Documentar todas as etapas.

Dica 4: Sua primeira clientela está “em casa”

Familiares e amigos podem ser seus primeiros clientes, mesmo que você não cobre pelo serviço – dependendo do serviço, claro. Mas é uma ótima forma de ganhar experiência, segurança e sem a pressão de ganhar dinheiro logo.

Para isso, você deve prever algumas despesas sem ganho. O objetivo é a vivência e obter impressões e depoimentos – estes das pessoas mais distantes, 2 ou 3 no começo já ajudam bastante.

Outro fator positivo é a divulgação orgânica (sem custo) que eles farão, dentro do seu networking e no círculo de cada um. Assim, aumentam as suas chances de iniciar um base de clientes mais rápido.

E ter a primeira base para o seu trabalho de Marketing Digital.

Dica 5: Coloque o seu negócio de Estética no mundo digital

Nenhum negócio sobrevive por muito tempo, hoje em dia, sem uma estratégia de aparecer na grande rede:

  • Criação de blog com publicação de conteúdos (artigos) com qualidade.
  • Uso das redes sociais adequadas e com conteúdo próprio e do blog.
  • Técnicas para aumentar a visibilidade do negócio no Google e nas redes (SEO).
  • Funil de vendas para avaliar o caminho de cada possível cliente, até o interesse e a venda.

O Marketing Digital cuida de todas as estratégias digitais para seu negócio aparecer, com uma imagem corretamente definida e gerar clientes e faturamento.

Você pode começar aos poucos. Pelas redes sociais certamente é o primeiro passo. O importante é não deixar de ser visível, porque seus concorrentes, com a visibilidade e muitas vezes com qualidade inferior, ganham clientes que poderiam ser seus.

Dica 6: Esteja sempre atualizado sobre o seu mercado

Com tantas novidades surgindo o tempo todo, tanto de técnicas quanto de equipamentos, é fundamental estar atualizado sobre o que de mais atual está sendo oferecido, as tendências e até as notícias ruins do setor.

Desta forma, seus clientes te darão autoridade nos assuntos e valorizarão seus serviços. Nesse artigo, por exemplo, você vai encontrar tudo sobre como eliminar estrias e maneiras de ajudar suas clientes a acabar com as dela.

 

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