Começando na área da Estética? Essas 6 dicas podem te ajudar a decolar!
Todo começo de negócio próprio gera uma série de dúvidas: o que oferecer, quais os fornecedores, quem vai comprar, que preço posso fazer, como farei os clientes conhecerem meus serviços e produtos.
O mercado de Estética está em constante crescimento e isto será uma tendência por muito tempo. Isso é positivo para investir nele, mas exige atenção para conquistar clientes que serão sempre mais disputados.
Você está começando na área da Estética? Essas 6 dicas podem te ajudar a decolar!
Dica 1: Defina um nicho para começar motivada
Sim, muitas pessoas dirão que diversificar os serviços é importante para agregar diferentes qualidades. Mas não neste momento.
Na Estética lidamos com o corpo e o organismo das pessoas, com a vaidade, com expectativas e sonhos. É onde erros podem custar um cliente e muitas recomendações. Então é importante que você comece o mais segura possível sobre aquilo que gosta e quer focar como atividade.
É mais interessante você ter o preparo e disponibilidade para uma ou duas técnicas e assim poder formar um bom conceito e expandir, do que se qualificar em várias e ter problemas para se aparelhar e atender.
Dominando a primeira onda e se diferenciando nela, você poderá futuramente agregar novos serviços, alguns interligados ou similares, com mais segurança e mais capital.
Dica 2: Busque a melhor qualificação em Estética
Em todos os segmentos, temos muita oferta de cursos, muitos online com qualidade, e é importante fazer a melhor escolha. Algumas dicas são importantes para buscar a melhor qualificação em Estética:
- Pesquise a reputação das instituições – sites como o Reclame Aqui, redes sociais, grupos do assunto, opiniões de clientes e ex-clientes.
- Avalie o programa de cada opção – o quanto ele é abrangente, atualizado, carga horária, tipo de material usado.
- Verifique se o curso tem certificação e se está regularizado no Ministério da Educação. É seu primeiro cartão de visita no começo do negócio.
Dica 3: Invista em equipamentos de qualidade
Dos itens menores até aparelhos e grandes equipamentos, é essencial investir na qualidade, pois eles poderão ser um material visual importante na divulgação do seu negócio.
Não necessariamente gastar muito, o mercado tem uma boa quantidade de fornecedores, todos dispostos e negociar. Só ter atenção para:
- Avaliar as características em comum entre os fornecedores e depois os diferenciais como critérios de valor para decidir talvez por um mais caro, porém mais funcional ou duradouro.
- Negociar com empresas com experiência e boa reputação.
- Documentar todas as etapas.
Dica 4: Sua primeira clientela está “em casa”
Familiares e amigos podem ser seus primeiros clientes, mesmo que você não cobre pelo serviço – dependendo do serviço, claro. Mas é uma ótima forma de ganhar experiência, segurança e sem a pressão de ganhar dinheiro logo.
Para isso, você deve prever algumas despesas sem ganho. O objetivo é a vivência e obter impressões e depoimentos – estes das pessoas mais distantes, 2 ou 3 no começo já ajudam bastante.
Outro fator positivo é a divulgação orgânica (sem custo) que eles farão, dentro do seu networking e no círculo de cada um. Assim, aumentam as suas chances de iniciar um base de clientes mais rápido.
E ter a primeira base para o seu trabalho de Marketing Digital.
Dica 5: Coloque o seu negócio de Estética no mundo digital
Nenhum negócio sobrevive por muito tempo, hoje em dia, sem uma estratégia de aparecer na grande rede:
- Criação de blog com publicação de conteúdos (artigos) com qualidade.
- Uso das redes sociais adequadas e com conteúdo próprio e do blog.
- Técnicas para aumentar a visibilidade do negócio no Google e nas redes (SEO).
- Funil de vendas para avaliar o caminho de cada possível cliente, até o interesse e a venda.
O Marketing Digital cuida de todas as estratégias digitais para seu negócio aparecer, com uma imagem corretamente definida e gerar clientes e faturamento.
Você pode começar aos poucos. Pelas redes sociais certamente é o primeiro passo. O importante é não deixar de ser visível, porque seus concorrentes, com a visibilidade e muitas vezes com qualidade inferior, ganham clientes que poderiam ser seus.
Dica 6: Esteja sempre atualizado sobre o seu mercado
Com tantas novidades surgindo o tempo todo, tanto de técnicas quanto de equipamentos, é fundamental estar atualizado sobre o que de mais atual está sendo oferecido, as tendências e até as notícias ruins do setor.
Desta forma, seus clientes te darão autoridade nos assuntos e valorizarão seus serviços. Nesse artigo, por exemplo, você vai encontrar tudo sobre como eliminar estrias e maneiras de ajudar suas clientes a acabar com as dela.