5 dicas para quem deseja abrir uma loja de materiais de construção
Uma loja de materiais de construção é, sem dúvidas, um dos negócios mais promissores do mercado.
As pessoas estão buscando por ferramentas e materiais todos os dias, e por isso é um ótimo meio de investimento. E se você deseja abrir uma loja de materiais de construção, mas precisa de algumas dicas, continue lendo a seguir.
1. Analise o mercado
A primeira etapa da construção de qualquer negócio é a análise de mercado. É a partir dela que o empreendedor e futuro gestor conseguem verificar a viabilidade do negócio frente à concorrência e aos clientes.
Através dessa análise, o empreendedor estuda quem vai comprar seus produtos, como irá adquiri-los e o que os motiva. Com todas essas informações se define o público-alvo.
Conhecer o público-alvo dos seus concorrentes também é uma ótima forma de diferenciar sua loja.
2. Se atente aos aspectos organizacionais
Uma loja de materiais de construção possui uma variedade muito alta de itens para venda. Você pode vender desde uma porta balcão à ferramentas.
A loja pode possuir apenas itens para reformas básicas, material para construção pesada, tintas e materiais para decoração, dentre outros. Se optar por uma grande variedade, é essencial que o cliente consiga encontrar sozinho o que procura, por isso a organização interna da loja deve ser bem pensada.
A loja irá precisar de vendedores, gerentes, entregadores e caixas. Eles devem conhecer a loja inteira e não apenas o setor em que trabalham para prestarem atendimento de qualidade.
3. Projete a estrutura física da loja
O dono da empresa possui milhares de obrigações, uma delas é garantir o bom funcionamento da mesma. Pertencem também a esse cenário oferecer mobilidade aos funcionários, garantir uma boa iluminação e ventilação na loja, infraestrutura adequada ao produto que será vendido e uma escolha correta dos fornecedores.
Um bom aspecto visual não deve ser deixado de lado e precisa estar de acordo com seu objetivo, que são seu público-alvo e sua estratégia.
Quanto ao marketing, o proprietário pode usar as redes sociais para divulgação e também buscar parcerias com escritórios de arquitetura e engenharia para se estabelecer inicialmente.
4. Faça um planejamento estratégico
De acordo com o Sebrae, o mercado de material de construção é bastante sólido, onde 81% das lojas existentes no Brasil atuam durante muitos anos. Porém, a maior parte delas são as chamadas Home Centers, que são as lojas que possuem grande variedade de artigos e que conseguem bons preços justamente pela grande quantidade de clientes e poder de barganha. Essas lojas são concorrentes direto e é preferível que não haja competição direta neste caso.
Uma estratégia eficaz para a nova loja de material de construção é atrair os consumidores para suas imediações, mostrando que possui atendimento personalizado e preços competitivos.
A sua loja pode ser instalada em um pavilhão grande e área de amostra de produtos em um espaço específico com o estoque em um local mais reservado, que afasta a instalação da loja de centros, o que as torna mais periféricas. Ou manter um espaço pequeno localizado nos centros de comércio com o estoque mais periférico, que é uma ótima escolha caso escolha trabalhar com materiais pesados e em grande volume.
5. Siga as exigências legais e contábeis
Quanto à tributação, lucros e dividendos e demais encargos, é necessário que contrate um contador. Esse profissional irá ajudá-lo em relação a tudo que você precisa saber sobre registro contábil de uma empresa.
Você deverá tomar diversas medidas antes mesmo de iniciar as contratações, principalmente para evitar gastos desnecessários no futuro . Os procedimentos básicos são:
- Registro na prefeitura;
- Registro na Secretária da Fazenda (para obtenção do CNPJ);
- Registro da Junta Comercial e junto à Receita Estadual (para inscrição estadual);
- Registro na Secretaria da Fazenda Estadual;
- Enquadramento na ou nas respectivas entidades sindicais;
- Cadastro na caixa econômica federal (recolhimento do INSS e FGTS);
- Aval da prefeitura para instalação da loja no local desejado;
- Obtenção do aval do corpo de bombeiros.