4 dicas que você deve seguir para ter um blog de sucesso

4 dicas que você deve seguir para ter um blog de sucesso

Se você possui um blog, certamente possui o desejo de que ele se torne uma referência e que seja visto pelo público que se interessa pelos assuntos que aborda.

E mesmo que não seja uma tarefa fácil, não é impossível, desde que você tome as atitudes certas. Foi pensando nisso que separamos 4 dicas para você seguir e conseguir sucesso no seu blog. Continue lendo a seguir.

1. Entenda quem é o seu público

Se você não souber quem é o seu público, não poderá criar conteúdos que sejam relevantes e informativos que o faça querer saber mais sobre as soluções que você tem a oferecer.

Antes de qualquer coisa, você precisa saber quem é a sua persona para criar pautas para o blog. Resumidamente, a persona é um perfil semi-fictício da pessoa que você entende ser seu consumidor. Ela é baseada em dados reais sobre características demográficas, comportamento, preocupações, motivações, objetivos e desafios.

Uma maneira eficaz para entender quem é a sua persona, é através de pesquisas e entrevistas com pessoas que já interagem com sua empresa na internet e offline. Para isso, você deverá criar um questionário para colher informações sobre os aspectos do dia a dia e personalidade da persona que influenciam a maneira com que ela interage com a sua marca.

2. Organize-se antes de criar o conteúdo

Depois de saber quem é o seu público, você irá precisar organizar como esse conteúdo será feito. Primeiro, tenha em mente quais perguntas serão respondidas e como deverá criar conteúdo para realmente ajudar a persona.

E para saber quais perguntas elas estão fazendo, você deve escutá-las.

Algumas maneiras para saber qual tipo de conteúdo tem uma melhor resposta junto à sua persona, são:

  • Quais assuntos possuem mais engajamento;
  • Quais páginas possuem mais visitas;
  • Posição dos assuntos nos trends de buscas no Google;
  • Utilização do Google Analytics.

Uma vez decidido o assunto, será necessário organizar a estrutura do conteúdo e isso depende do tamanho dele e de seu objetivo. Blogs de notícias como o Portal 1M são uns dos bons exemplos para se tomar com relação à organização, pois é necessário cautela para produzir conteúdos informativos. Porém, isto vale para qualquer nicho.

Clareza e coesão são duas características que devem andar juntas. Faça um esqueleto da estrutura do assunto que você terá, organize os tópicos mais importantes no topo e as informações complementares ao longo do texto e verá como será muito mais simples criar um artigo com organização.

3. Diversifique o formato de seu conteúdo

O mundo e as pessoas mudaram e mudam constantemente, portanto, as empresas precisam se atualizar às novas maneiras que são acessados os conteúdos.

Os vídeos são uma das tendências mais fortes nesse assunto que podem ser adicionados no seu blog, pois eles conseguem agregar dois aspectos que as pessoas se agradam na interação com o conteúdo: visual e auditivo.

Outra maneira prática é a transformação de textos em áudio, pois muitas pessoas desistem de ler um texto chamativo por conta do tamanho. A flexibilidade do áudio permite que o conteúdo seja acompanhado enquanto são realizadas outras tarefas..

4. Utilize as ferramentas à sua disposição

Para que os objetivos sejam alcançados, é necessário um acompanhamento contínuo das métricas. E entre as mais importantes que você deve ficar atento, estão:

  • O número de visitas;
  • Os compartilhamentos;
  • Os comentários;
  • O tempo de leitura;
  • ROI do conteúdo produzido;
  • O número de players do áudio;
  • Bounce-rate da página;
  • E por fim, as conversões.

Ao acompanhar as métricas, você poderá saber como criar conteúdos e quais assuntos e canais têm melhor resposta junto a sua persona, permitindo que você adapte o conteúdo de acordo com as respostas obtidas.

A produção de conteúdo tem como principal objetivo criar uma relação de troca com o seu público, oferecendo informações realmente relevantes para o seu dia a dia.

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