Quer trabalhar como motorista? Confira algumas dicas

Quer trabalhar como motorista? Confira algumas dicas (Foto de JESHOOTS.com no Pexels)

Para poder trabalhar como motorista, existem diversas opções, seja para trabalhar como particular, dirigindo vans, carros para serviços de transporte ou ainda para trabalhar com caminhão.

De qualquer modo, é necessário passar na prova. Considere fazer um simulado detran rj para conseguir tirar a carteira de habilitação, considerando pegar uma categoria. Além disso, é necessário ter atenção a legislação para atender a demanda. 

Os empregadores têm obrigações importantes de proteger os funcionários, inclusive quando estão operando um carro no decorrer de seu trabalho. Mas, em termos muito práticos, a segurança rodoviária é uma responsabilidade compartilhada.

O ambiente de condução é dinâmico – as condições da estrada, do tempo e do tráfego mudam com frequência. É difícil escrever uma política ou procedimento para abordar todos os eventos possíveis que um motorista possa encontrar.

Seu empregador depende de você para aplicar conscientemente seu treinamento, habilidades de condução e bom senso, além dos procedimentos explicados no plano de segurança no trânsito. 

Mais importante, sua família e amigos estão contando com você para chegar em casa com segurança no final de cada dia.

Aqui estão algumas coisas importantes que todo motorista precisa considerar.

Antes de dirigir

Prepare-se – Você está bem descansado, alerta e confiante para chegar ao seu destino?

Prepare um plano de viagem – Verifique a rota que você pretende viajar e escolha uma rota alternativa, apenas por precaução. Verifique as condições do tráfego e da estrada. Configure um contato de check-in e compartilhe seu plano com seu supervisor.

Prepare o seu veículo – O assento, os espelhos e o apoio de cabeça estão ajustados para você? Faça uma inspeção pré-viagem para confirmar que tudo está funcionando corretamente. A manutenção está atualizada? Se você acha que o veículo não está preparado para a viagem, converse com seu supervisor.

Enquanto você dirige

Cabe a você conhecer as regras e segui-las.

Use seu cinto de segurança.

Faça uma pausa ao dirigir pelo menos uma vez a cada duas horas. Estique as pernas. Faça uma caminhada rápida. Reidratar.

Preste atenção e evite distrações. Não use um telefone celular nem ajuste o GPS enquanto estiver dirigindo. Quando você está ao volante, dirigir é seu único trabalho.

Dirija pelas condições. Os limites de velocidade são definidos para condições ideais de direção. Ajuste sua velocidade para que seja adequado para você e seu veículo nessas condições.

Depois de dirigir

Relate qualquer dano ao veículo ou manutenção necessária.

Compartilhe informações sobre rotas inseguras ou itens a observar, para que seus colegas não encontrem os mesmos problemas, estejam mais bem preparados ou possam fazer outros ajustes, como o tempo.

Para ser motorista é necessário buscar constante atualização nos seus serviços prestados, com resultados que devem ser alinhados a política da empresa. É fundamental também saber dirigir com segurança, evitando que aconteçam acidentes, além de cumprir as obrigações.

O novo motorista precisa ter vontade de crescer dentro da empresa e saber vestir a camisa mesmo, com determinação para conseguir alcançar cada vez mais espaço dentro da carreira de motorista hoje.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.