É possível atuar como psicanalista de forma autônoma? Veja aqui!

É possível atuar como psicanalista de forma autônoma? Veja aqui!

Muitas profissões hoje em dia podem ser exercidas de forma autônoma, inclusive a profissão de psicanalista.

Essa profissão está em crescimento aqui no Brasil, devido à necessidade da sociedade com tantos casos de pessoas que desenvolvem algum tipo de transtorno mental, sem falar que esse número só aumenta.

Está pensando em entrar para o ramo? Quer saber mais sobre como atuar de forma autônoma? Continue lendo este artigo!

O que faz um psicanalista?

Muitas pessoas não sabem o que faz um psicanalista, mas esse profissional é extremamente relevante para a sociedade, ainda mais nos dias de hoje, onde pessoas que possuem problemas com transtornos mentais estão aumentando.

Esse profissional é o mais indicado para descobrir traumas e dores que afetaram o paciente durante a vida ou para ajudar a lidar com problemas emocionais e medos, adquiridos a partir de um acontecimento.

A partir de uma investigação da mente, o psicanalista encontra nas memórias e sentimentos do paciente, comportamentos negativos. Sendo assim, a investigação descobre o que realmente aconteceu.

Onde esse profissional atua?

Esse profissional atua em várias instituições como hospitais, clínicas, centro de apoio, consultórios médicos, escolas, entre outros.

No entanto, esse profissional atua com mais visibilidade em consultórios particulares para sessões de terapia.

É possível atuar de forma autônoma?

Como dito antes, sim, é possível atuar de forma autônoma no ramo da psicanálise. A escolha de trabalhar nessa área de forma autônoma não exclui algumas responsabilidades e normas definidas por instituições e que, portanto, devem ser seguidas.  

Quem são os pacientes de um psicanalista?

Os pacientes de um psicanalista são pessoas que possuem algum tipo de transtorno mental, entre elas: depressão, fobia, ansiedade, estresse pós-traumático, pânico, autoestima baixa, mentes suicidas, comportamentos autodestrutivos, dificuldade para dormir, problemas com sexo, viciados, entre outros.

Quanto ganha esse profissional?

O salário de um psicanalista é um dos melhores dessa atividade ocupacional. Um profissional ganha em média, por mês, algo em torno entre R $2.300,00 à R $7.000,00. Esse valor é relacionado àqueles que trabalham de carteira assinada em alguma instituição.

Já os que trabalham de forma autônoma, podem ter um ganho muito maior, dependendo de onde atuam e o valor cobrado por sessão.

Quem pode atuar como psicanalista?

Essa pergunta é interessante porque muitos pensam que para atuar como psicanalista, precisam fazer faculdade e se tornar médicos. Na verdade, essa profissão é uma ocupação, por este motivo, pode ser exercida por qualquer pessoa que faça um curso de formação.

Como se tornar um psicanalista?

Para se tornar um psicanalista é preciso fazer um curso em alguma instituição reconhecida. No entanto, embora seja um curso de formação, ele tem duração de cinco anos. Como já informado, esse curso pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive profissionais de medicina como psicólogos, por exemplo.

Uma das exigências para começar o curso é ter formação no ramo de ciências humanas, letras, histórias, antropologia, psiquiatria, filosofia e muito mais.

Em resumo, o profissional de psicanálise pode atuar de forma autônoma aqui no Brasil, ganhando uma boa remuneração, ao mesmo tempo, em que pode atuar como empregado de alguma empresa.  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *