Desemprego como lidar com esse fantasma?

Desemprego como lidar com esse fantasma? (Foto de Nathan Cowley no Pexels)

As notícias são cada vez mais desanimadoras, isso porque o desemprego está em alta no país, são mais de 13 milhões de desempregados, e ainda 40 milhões de brasileiros que trabalham na informalidade.

Sendo assim, sabemos que não há solução fácil para lidar com esse problema, entretanto, muitas pessoas precisam ganhar dinheiro ao menos para conseguis o sustento básico de cada dia. Abaixo você encontrará algumas dicas de como lidar com essa situação, continue lendo! 

O que fazer para lidar com o desemprego?

Muitas pessoas ainda não sabem bem o que fazer quando já estão desempregados, sendo assim, confira abaixo algumas dicas do que fazer: 

01: Tenha uma renda extra

Um bom exemplo de obter uma renda extra principalmente se você possui é de locação de caçamba, muitas pessoas possuem objetos e imóveis que podem ser usados para ganhar uma renda extra com aluguel. 

Sempre há benefícios e você pode muito bem conseguir ter um dinheirinho extra ao final do mês, pode anunciar online e ganhar uma boa renda.

02. Procure qualificar seu currículo

Mesmo que esteja desempregado (a), entenda que deverá se preparar para o momento em que a economia for retomada, sendo assim, procure se qualificar fazendo cursinhos básicos e aprendendo o máximo que pode.

Quanto mais conhecimento adquirir melhor, saiba que essa atitude irá melhorar sua qualificação e aumentará consideravelmente as chances de obter um novo emprego em menos tempo. 

 03: Já pensou em abrir sua própria empresa?

Certamente pode parecer muito estranho, entretanto, saiba que algumas das maiores empresas do mundo nasceram de pessoas desempregadas e que tiveram tempo para desenvolver suas ideias de forma lucrativa.

Na verdade, um exemplo bem claro disso foi o próprio Walt Disney que foi demitido do jornal de onde trabalhava justamente por não ser “criativo o suficiente”, sendo que não servia para escrever conteúdos, e isso parece inacreditável.

Assim que saiu de lá, ele não ficou se lamentando começou sua própria empresa, e hoje conhecemos ela muito bem não é mesmo?

Dessa forma, se você tem talento para algo saiba que isso pode ser uma boa chance para você. Porém, a ideia é estudar muito bem antes de se lançar no mundo dos negócios, entenda que as chances de sucesso aumentam de acordo com o estudo de seu público alvo.

Caso você não abra um negócio, procure adotar um pensamento de empreendedor em sua carreira para pode chegar bem longe!

04: Foque em adquirir novas competências

Uma boa solução para sair do desemprego é adquirir novas competências para enfim multiplicar seu potencial como profissional, somente assim você não ficará tão limitado (a). 

Por exemplo, mesmo que não consiga fazer faculdade ou curso superior você simplesmente pode começar a fazer cursos grátis e até mesmo online que estão à disposição. Eles apenas agregarão aos seus conhecimentos e currículo! 

05: Mantenha-se sempre atualizado sobre o mercado 

Para finalizar, jamais deixe de se conectar com o que acontece no mundo, e principalmente na área que você possui interesse. Entenda que sair do mercado por certo período, e então ficar desatualizado acaba sendo muito arriscado para aqueles que desejam voltar em algum momento. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.