Como se tornar um marmorista? Vale a pena?

Como se tornar um marmorista? Vale a pena? (Foto de Henry & Co. no Pexels)

A maioria dos instaladores de pisos e assentadores de azulejos e mármore trabalham em tempo integral. Em ambientes comerciais, os instaladores podem trabalhar à noite e fins de semana para evitar perturbar as operações comerciais regulares.

Educação e treinamento

Os instaladores de pisos e assentadores de azulejos e mármore geralmente aprendem seu ofício no trabalho, às vezes começando como ajudantes. Alguns aprendem por meio de um estágio em uma boa Marmoraria.

Educação

Não há requisitos específicos de educação para alguém se tornar um instalador de pisos ou construtor de azulejos e mármore. Um diploma de ensino médio ou equivalente é preferível para aqueles que entram em um programa de aprendizagem.

Os cursos profissionalizantes, de matemática e arte do ensino médio são considerados úteis para instaladores de pisos e assentadores de azulejos e mármore.

Treinamento

Os instaladores de pisos e assentadores de azulejos e mármore geralmente aprendem suas funções por meio de treinamento no local de trabalho, trabalhando com instaladores experientes.

Embora os trabalhadores possam entrar no treinamento diretamente, muitos começam como ajudantes.

Novos trabalhadores geralmente começam realizando tarefas simples, como mover materiais. À medida que ganham experiência, recebem tarefas mais complexas, como cortar carpetes. 

Alguns ajudantes de instalador de ladrilhos tornam-se finalizadores de ladrilhos antes de se tornarem instaladores de ladrilhos.

Alguns instaladores de pisos e assentadores de azulejos e mármore aprendem seu ofício por meio de um estágio de 2 a 4 anos. Esta instrução pode incluir matemática, requisitos de código de construção, segurança e práticas de primeiros socorros e leitura de planta.

Depois de concluir um programa de aprendizagem, os instaladores de pisos e assentadores de azulejos e mármore são considerados trabalhadores temporários e podem desempenhar suas funções por conta própria.

Instaladores de piso e configuradores de azulejos e mármore colocam e fazem o acabamento do carpete, madeira, vinil e azulejo.

Deveres

Instaladores de pisos e assentadores de azulejos e mármore normalmente fazem o seguinte:

  • Remova o piso ou revestimento de parede existente
  • Limpe e nivele a superfície a ser coberta
  • Meça a área e corte o material do piso para caber
  • Organize o piso de acordo com os planos de projeto
  • Coloque o piso, usando adesivos, pregos ou grampos
  • Preencher as juntas com composto de enchimento e remover o excesso de composto
  • Apare o excesso de carpete ou linóleo
  • Aplique os acabamentos necessários, como selantes e manchas

Quase todos os prédios têm um piso acabado, e instaladores de piso, ladrilhos e mármore colocam os materiais que melhoram a aparência de casas, escritórios, restaurantes e outros edifícios. 

Embora a maioria dos materiais instalados por esses trabalhadores cubra apenas pisos, alguns materiais também são instalados em paredes e bancadas ou em chuveiros.

É necessária uma base lisa e uniforme de argamassa ou compensado para a instalação de pisos e ladrilhos. 

A base pode ser instalada por instaladores de pisos e assentadores de azulejos e mármore ou por outros artesãos de construção. Ao remodelar, os trabalhadores podem precisar remover o piso antigo e alisar a superfície.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.