Como as fusões e aquisições afetam os funcionários?

Como as fusões e aquisições afetam os funcionários? (Foto de fauxels no Pexels)

As Fusões e aquisições são comuns no mercado global de hoje. Eles são uma maneira de as empresas adquirirem tecnologias ou produtos, melhorarem lucros e produtividade, enquanto reduzem as despesas gerais. 

Eles podem não permitir longos períodos de ajuste, no entanto, portanto, a melhor abordagem é planejar. 

Seu plano organizacional geral deve incluir todas as áreas que afetam sua força de trabalho, incluindo pessoal, comunicação, treinamento e relacionamento com o cliente, apenas para citar alguns.

Funcionários e funcionários:

Quando as empresas se fundem, geralmente há casos de redundância. Nesses casos, a redundância pode levar a demissões ou exigir mudanças de papéis de seus funcionários. 

Embora muitas vezes não seja possível evitar demissões, é melhor reduzir a incerteza entre os funcionários. 

Os funcionários que estão sendo demitidos devem ser informados imediatamente e receber pacotes de indenização, se possível, e o mais importante, tratados de maneira respeitosa.

Os funcionários restantes devem ter diretrizes claras sobre sua função na nova organização e um plano de desenvolvimento que os ajude a se adaptar às mudanças subsequentes.

Foco no treinamento

Todos os funcionários devem estar cientes dos novos processos, políticas e procedimentos resultantes da fusão.

 Isso exigirá um plano de treinamento, que pode incluir familiarizar os funcionários com tudo, desde processos para envio de pedidos de compra e novos procedimentos de relatório, até novas plataformas de tecnologia.

Seu plano de treinamento pode incluir seminários de treinamento individuais com um instrutor, treinamento baseado na Web, como seminários on-line ou guias de treinamento recém-desenvolvidos ou revisados.

Prepare os funcionários para uma mudança de cultura

A cultura da organização deve ser impactada e isso pode afetar negativamente a moral de seus funcionários. 

A incerteza pode levar bons funcionários a procurar emprego com concorrentes ou outros funcionários a assumir uma atitude desmotivada. Qualquer um dos cenários pode causar interrupções na força de trabalho.

Comunique-se da maneira mais aberta possível e forneça aos funcionários a visão e a missão da nova organização o mais cedo possível. 

O mapeamento das alterações que ocorrerão de maneira clara mantém os funcionários informados, reduz a incerteza e minimiza as interrupções. Pode até ajudá-los a ver as mudanças como positivas.

Motive seus funcionários durante este período difícil. 

Embora uma fusão e aquisição não seja o momento ideal para os funcionários, existem maneiras de aumentar a motivação e a produtividade. 

Reserve um tempo para os funcionários, se eles desejarem discutir preocupações ou questões com a nova fusão; discussões abertas geralmente evitam confusão sobre papéis e responsabilidades. 

Reconheça e recompense os funcionários por suas funções no gerenciamento de mudanças. As recompensas nem sempre precisam ser na forma de bônus, mas podem ser pequenos presentes ou reconhecimento entre os pares.

Por fim, e mais importante, reserve um tempo para que todos os funcionários – na antiga organização e na nova – tenham a oportunidade de se conectar.

 Isso pode ocorrer na forma de reuniões em toda a empresa, reuniões sociais menores ou incentivar funcionários com interesses comuns a iniciar grupos para promover a formação de equipes, como um time de beisebol ou clube de leitura.


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