Protegendo seus Direitos Trabalhistas – O Papel da Advocacia na Defesa dos Trabalhadores

Protegendo seus Direitos Trabalhistas – O Papel da Advocacia na Defesa dos Trabalhadores

Todo trabalhador já precisou ou vai precisar do auxílio de um advogado trabalhista. Mas você sabe qual o papel da advocacia na defesa dos trabalhadores?

Essa é uma pergunta interessante e que desperta a curiosidade, especialmente de quem precisa da ajuda de um advogado trabalhista. Veja agora o que faz esse profissional e como escolher um bom advogado trabalhista.

Qual o papel da advocacia na defesa dos trabalhadores?

O papel do advogado na defesa dos trabalhadores é de extrema importância. Eles são os profissionais responsáveis por garantir que os direitos do trabalhador sejam respeitados, defendendo e monitorando o relacionamento entre empregador e funcionário.

A advocacia trabalhista também pode atuar unida com as instituições sindicais estabelecendo as narrativas jurídicas para representar o sindicato dos trabalhadores.

Sua função é proteger e buscar melhorias sempre visando os interesses dos trabalhadores, levando novos temas aos tribunais, promovendo novas discussões que serão importantes para que novas mudanças sejam feitas na legislação e também no ambiente de trabalho.

O que faz um Advogado Trabalhista?

Um advogado trabalhista é aquele que atua pelos direitos do trabalhador com todos os recursos disponíveis nas leis trabalhistas.

Ele pode atuar representando um sindicato, como também representando um trabalhador individual. Ele produz e revisa contratos de trabalhos, acordos de trabalho, se inteira de ações jurídicas, orienta o cliente sobre horas extras, férias, licenças, entre outros fatores que estão ligados ao trabalho.

Em relação à classe trabalhadora, a advocacia trabalhista acompanha ações jurídicas, greves, paralisações e disputas legais. Da mesma forma, ele também e atua como mediador e faz negociações em demissões, processos por assédio, acidentes de trabalho, discriminação e a falta de pagamento de benefícios e remunerações.  

Onde esses advogados atuam?

Os advogados trabalhistas podem atuar em escritórios particulares, em grandes empresas de advocacia, como também atuam em Sindicatos e órgãos públicos do estado como, por exemplo, em Defensorias.

Como escolher um advogado trabalhista?

Para escolher um bom advogado trabalhista é preciso dar atenção a alguns pontos importantes. Veja quais são:

Avalie a experiência

É muito importante verificar a experiência do profissional, antes de você contratá-lo para defender sua causa.

Um advogado competente conhece as singularidades não somente neste âmbito, mas também os juízes e os julgados mais usados. Tudo isso influencia positivamente para a vitória da causa.

Observe sua comunicação

Um bom advogado trabalhista vai ter o cuidado de utilizar uma linguagem mais fácil para o trabalhador entender o que ele diz. Por isso, para que você fique por dentro de tudo o que acontece com respeito ao seu processo trabalhista, observe a comunicação do pretendido advogado.

Verifique se é pontual

Outra coisa muito importante é com respeito à pontualidade. Advogados que sempre se atrasam nos compromissos, por mais simples que seja, pode oferecer um risco de se atrasar também no dia da audiência, o que seria muito ruim para você.

Veja o que outros dizem

Por fim, para ter a certeza que o advogado trabalhista que você pretende contratar é o melhor, veja o que outros dizem com relação a esse profissional. Uma forma de fazer isso é visitando redes sociais e fóruns.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *