4 Vantagens Do Trabalho Autônomo

4 Vantagens Do Trabalho Autônomo (Foto de Zen Chung no Pexels)

No momento de escolher uma profissão, muitos pensam na segurança e saúde no trabalho. Por isso, optam por um trabalho dentro de uma empresa no regime CLT por acharem que estão perfeitamente assegurados contra possíveis acidentes e todas as suas leis garantidas. 

Mas, acontece que o trabalho como empregado te obriga a abrir mão de certas coisas que para outros são essenciais. Coisas que só um trabalho autônomo pode oferecer. Por isso, muitos trabalhadores no regime formal de trabalho optaram por abandonar suas carreiras para seguir no trabalho autônomo.

Essa modalidade de trabalho proporciona várias vantagens exclusivas. Se você ainda está na dúvida se migrar ou não para o trabalho autônomo, veja nesse artigo as 4 vantagens dessa modalidade de trabalho. 

Primeira vantagem: flexibilidade

Sem dúvidas, a flexibilidade é uma das maiores, se não a maior, vantagem do trabalho autônomo. Nesta modalidade você é quem escolhe os seus horários de serviço. Se você quer ir a um médico, a um aniversário de um amigo, curtir uma praia, tudo isso é possível trabalhando de forma autônoma. 

Entretanto, é preciso entender que apesar da flexibilidade, a autonomia no trabalho não deixa de ser um trabalho. Se você não trabalhar naquele dia, poderá ser um dinheiro perdido dependendo do trabalho que você exerça.

Segunda vantagem: Não existe chefe

No trabalho autônomo não existe uma hierarquia a ser seguida. Você é o seu próprio chefe. Você quem se manda, se cobra, se dá férias. E ao mesmo tempo que isso é uma grande vantagem, este ponto se constitui como um grande desafio.

Como você não tem chefe, você precisa ter uma disciplina bem rígida consigo mesmo para conseguir dar conta de todo o trabalho. É preciso ter equilíbrio para não trabalhar além da conta, mas também não relaxar demais.

Terceira vantagem: Não há exigência de formação

Encontrar um emprego no Brasil na sua área de formação tem sido uma tarefa cada vez mais difícil. Por esse fato é que muitos profissionais recém formados escolhem ir para o trabalho autônomo. Pois, nesta modalidade não existe nenhuma exigência de formação específica na área.

Porém, é óbvio que qualquer trabalho que você exerça é preciso conhecer. Claro que você não vai levar anos estudando, como em uma formação formal em faculdade, por exemplo. Mas, se você for trabalhar com a venda de bolos, redação freelancer, organizadora de eventos, ou qualquer outra coisa, é preciso se inteirar. 

Quarta vantagem: Oportunidade de trabalhar com o que ama

Quem nunca ouviu uma história parecida com a de um médico bem sucedido na profissão, mas que deixou a carreira para trás para seguir sua paixão de dirigir um caminhão? Ou aquela juíza excelente, que largou toda a carreira para seguir seu sonho de fazer bolos? 

Essas e tantas outras, são histórias de profissionais que seguiram uma profissão completamente distante da sua paixão, mas que resolveram dar um start na sua vida. Essa é uma das grandes vantagens do trabalho autônomo, você tem a oportunidade de trabalhar com o que ama. Isso é algo que faz tudo valer a pena.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.