Milhões de pessoas em todo o Brasil acordam diariamente buscando espaço profissional atuando como Autônomos.
São pessoas que infelizmente foram demitidas; muitas buscam um complemento de renda ou simplesmente preferem este caminho para sair de ambientes corporativos pouco saudáveis ou carreiras sem perspectivas no emprego formal.
Trabalhar por conta própria pode trazer um prazer de ser profissionalmente independente, responsável por todas as ações e também o beneficiado pelos lucros. Além de poder ajustar a vida profissional à pessoal e ganhar mais qualidade de vida, trabalhando de casa – o home office.
Mas até para profissionais experientes existe a dúvida sobre quais os caminhos são os melhores, no meio de tantas opções, especialmente com os negócios da internet.
Vamos falar um pouco destes caminhos, de 3 ótimas dicas para o sucesso como Autônomos.
Além dos serviços há décadas tradicionais como Prestação de Serviços – limpeza, segurança, conservação – hoje em dia algumas atividades que eram tradicionalmente internas nas empresas já podem ser oferecidas como autônomas. Podemos encontrar profissionais como:
Com as crises econômicas recentes e as mudanças trabalhistas, as empresas preferem contratar prestadores de serviços que podem se dedicar a várias empresas e, com isto, ter um custo menor por empresa, além da economia com direitos trabalhistas e benefícios.
Desta forma elas mantém o nível de qualidade de muitos serviços, com profissionais com experiência, às vezes adquirida na própria empresa contratante.
Um desafio é precificar sua atividade. É recomendável pesquisar bastante com amigos da mesma área, associações e sites de trabalho para valorizar corretamente seu trabalho.
A grande rede é um mundo de oportunidades para quem está disposto e tem afinidade com o mundo virtual. Praticamente todas as pessoas usam a internet para comprar serviços e produtos, participar de redes sociais e de relacionamento.
O Marketing Digital é o grande nicho de negócios onde muitas pessoas podem ser bem sucedidas, especialmente quem tem habilidades de informática, para os mais variados serviços:
É um grande nicho ainda a ser mais explorado. É possível abrir uma loja virtual para representar itens importados com regularidade, dos mais variados nichos. Mas porquê?
O mercado de importados ainda possui um grande potencial de crescimento pelos dois motivos bastante conhecidos:
É possível fazer isto trabalhando de casa, dependendo da mercadoria. E muitas vezes é possível representar as vendas sem a necessidade de fazer estoque local. Basta usar o dropshipping – vender estoques que estão sempre nos fornecedores – e cuidar das compras e das vendas.
E para ter sucesso na venda de importados pela internet e fisicamente?
O primeiro passo é um ótimo Curso de Importação, eu recomendo o academia do importador. Nele é possível dominar todos os aspectos do processo de importação de produtos sem sustos: