3 dicas para você evitar stress no dia a dia do seu trabalho no verão
A rotina da jornada de trabalha costuma ser bastante desgastante, mas por diversos momentos, algumas situações podem fugir do controle e serem estressantes. Esses problemas acabam afetando a saúde e também o desempenho no trabalho. Por conta disso, é importante saber como evitar o estresse.
Durante o verão, o problema pode ser ainda maior quando o ambiente de trabalho não conta com um conforto térmico. O calor, muitas vezes deixa as pessoas mais cansadas, diminuindo o desempenho e ainda gerando os conflitos relacionados ao ar condicionado inverter. Algumas soluções podem ser aplicadas para evitar o estresse, confira:
Ambiente confortável
A empresa pode investir em uma decoração e cores para deixar o ambiente mais alegre para os funcionários. Esse é um método que tem sido usado por empresas novas e grandes, como é o caso do Google. Os resultados são muito bons para o clima da organização, além de reduzir a rotatividade de pessoal.
Quando o funcionário está em um ambiente acolhedor e agradável, consegue interagir melhor com os colegas, deixando a jornada de trabalho menos desgastante. Como são diversas horas por dia que se passa dentro do local, é importante investir em um clima agradável, com ar condicionado preparado para as altas temperaturas.
Agenda equilibrada
Como gestor, é necessário estar por dentro de todas as atividades que são desempenhadas pelos colaboradores, tendo certeza de que elas estão sendo feitas de maneira equilibrada. Por outro ponto, é importante também que os funcionários saibam planejar as suas tarefas diárias para ter um controle de atividades e se estressar menos quando não tiverem mais tanto tempo.
O que faz a diferença no que causa o estresse em uma pessoa e não em outra, é a maneira com que ela lida com esses problemas. Existem dificuldades que acontecem, mas devem ser trabalhadas como lidar e contornar as situações dentro do ambiente de trabalho para que não seja levada para o pessoal.
Dessa maneira, ´bem importante procurar um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, conseguindo estabelecer um limite para cada uma delas. Não leve os problemas pessoais para o trabalho e evite também levar os problemas do trabalho para a casa. O que é profissional fica na empresa.
Comunicação
Uma comunicação ruim desmotiva bastante os colaboradores, o que pode gerar momentos bem estressantes, como especulações, fofocas e ressentimentos dentro da organização. Por isso, é importante saber como conversar com cada perfil de funcionário, sabendo definir que papéis e responsabilidades cada um tem. Dê feedbacks que permitam os funcionários a avaliarem o seu próprio desempenho.
Realizar atividades em grupo com outros colegas pode ser uma experiência bem prazerosa e ainda incentivar o relacionamento mais saudável. Essa é uma ação bem importante para tornar o ambiente de trabalho mais saudável.
A união da equipe pode refletir em um aumento de aprendizado, desempenho e ainda da criatividade. Por isso, investir em uma boa comunicação com os funcionários e incentivar o trabalho em equipe contribui para um ambiente menos estressante.