Veja como a Tecnologia pode ser a favor da privacidade!

Veja como a Tecnologia pode ser a favor da privacidade!

Vivemos hoje em dia uma sociedade hiperconectada. Podemos falar e ver pessoas de qualquer parte do planeta através de programas e equipamentos. Documentos podem ser enviados em segundos para o outro lado do mundo, para onde levaria dias ou semanas por correio.

Tantas possibilidades também cobram um preço

Jamais poderíamos imaginar tantas facilidades. Mas todo este cenário também cobra um preço: estamos superexpostos digitalmente.

Nossos dados, preferências de consumo e hábitos circulam pelas redes e nem sempre estamos protegidos, principalmente nos ambientes digitais que não temos controle. E com isso aumentam também as possibilidades de invasão de privacidade.

É preciso investir em cuidados com o capital intelectual (dados) e com as redes de dados.

A insegurança nas ruas também preocupa

A violência e a insegurança também são, infelizmente, marcas dos nossos dias atuais. Os cuidados com a segurança patrimonial e com as redes de telefonia são fundamentais, mas residências e nas empresas.

E como a Tecnologia pode ser a favor da privacidade?

Avançarmos no uso das tecnologias a nosso favor e a favor dos negócios é inevitável, mas podemos usa-la também para buscar a privacidade ao invés de simplesmente estarmos nos riscos por tanta exposição digital e física.

Algumas inovações são aliadas para proteger você e seu patrimônio físico e digital. A tecnologia pode ser uma aliada em nossas vidas.

Proteja seu patrimônio físico com inovações tecnológicas

Hoje são muitos os recursos inovadores na forma de monitorar a segurança nas residências, condomínios e empresas. Vamos destacar algumas:

Drones

São um dos recursos mais novos e também com grande potencial de eficiência. Os drones podem monitorar uma área muito maior do que as câmeras conseguem alcançar, ter a visão aérea, cujas imagens (fotos ou em movimento) ajudam mais a prevenir ou decidir o que fazer no caso de ações suspeitas.

Câmeras de reconhecimento facial

Este recurso permite que cadastrar rostos conhecidos e monitorar uma possível ameaça. E também pode fazer o controle de acesso, permitindo apenas pessoas autorizadas conforme os registros faciais cadastrados.

Acesso por biometria

Ele permite que apenas pessoas cadastradas biometricamente possam abrir acessos dentro de condomínios, empresas e residências. E também tem a opção de cadastrar de uma segunda digital especialmente para a pessoa usar quando estiver refém de um invasor e assim avisar a central de monitoramento.

Proteja seu capital intelectual

Os dados gerados nas empresas e por nós mesmos no dia a dia pessoal são um ativo até mais valioso que equipamentos e veículos. Hoje em dia temos vários tipos de ameaças virtuais e precisamos estar protegidos o tempo todo.

O tipo de ataque muito conhecido atualmente é o ransomware, onde os dados são sequestrados e liberados mediante pagamento de resgate. Além de não haver certeza de que podem ser copiados antes de devolvidos – algo crítico na espionagem empresarial.

Criptografia de E-mails

Esta é uma forma eficaz de proteger as mensagens e anexos que você desejar enviar e receber. Todo o conteúdo é embaralhado de uma forma que somente o destinatário poderá ler se tiver uma chave privada para descriptografar;

Antivirus

É um recurso que deveria ser obrigatório a todos os usuários, de tão importante que ele se torna no dia a dia. As versões gratuitas já oferecem atualmente recursos que garantem uma proteção da privacidade de usuários domésticos e sem volume de dados estratégicos.

Para empresas ou pessoas que movimentam dados que precisam de proteção maior – os profissionais liberais, por exemplo – as versões pagas das marcas mais conhecidas garantem uma segurança  de excelente nível. E valem o investimento.

Telefonia

Uma forma de proteger a privacidade ao fazer ligações telefônicas é o Ligar Restrito – um procedimento em que seu número não será identificado no destino na ligação. Isso impede que empresas de telemarketing – e terceiros de posse da lista das empresas – possam retornar uma ligação sua, eliminando os inconvenientes.

Você sabe como ligar restrito ? pode ser mais simples do que você imagina.

Aplicativos de Bloqueio de Ligações

O mercado dispõe de diversos aplicativos de smartphones e celulares onde você pode incluir determinado número em uma lista de bloqueio e assim se livrar de telefonemas suspeitos ou repetitivos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *