Responsabilidades de uma Imobiliária ao alugar um imóvel?

Responsabilidades de uma Imobiliária ao alugar um imóvel?

Alugar um imóvel residencial ou comercial. Essa sempre foi uma operação vista com muito cuidado por proprietários de imóveis no Brasil.

Diante disto, muitos sem conhecimento técnico para alugar diretamente com segurança e sem tempo para administrar o processo de locação, firmam parcerias com as Imobiliárias, que passaram a ter uma importância fundamental no funcionamento deste mercado.

E não só os locadores e os locatários têm deveres a cumprir em uma locação. Vamos falar das responsabilidades de uma Imobiliária ao aluguel um imóvel.

Como é a relação entre Locadores e Imobiliárias?

Uma Imobiliária pode ter duas formas de relacionamento com os locadores:

Relação de Locação

É quando a imobiliária se responsabiliza por:

  • Fazer o trabalho de divulgação do imóvel para a locação;
  • Análise documental das condições legais e financeiras de cada candidato;
  • Negociar com cada um as situações possíveis e especiais – por exemplo, se o processo de locação exige avalista e o candidato tem seguro-fiança e uma situação financeira sólida;
  • Participar o locador de todas as possibilidades e assessorar na escolha.

Por este lista, podemos avaliar a complexidade de uma locação, considerando que a escolha do locatário não é uma ciência exata, algumas particularidades podem influenciar até mais do que a análise documental.

Relação de Locação e Administração

Neste relação acontecem não só as tarefas acima, mas a imobiliária também fica com a responsabilidade de emitir os boletos de aluguel e taxas, enviar ao locatário, fazer a cobrança quando necessário e prestar contas ao locador.

Além disto, ela vai gerir os problemas que surgirem, como despesas que não sejam de responsabilidade do locatário, questões com o condomínio. Sem dúvida é uma forma do locador ter a tranquilidade de que uma empresa com expertise no assunto está administrando o contrato de locação.

Quais os cuidados para contratar uma imobiliária?

Os cuidados são os mesmos que temos quando contratamos um fornecedor. Neste caso, existe a preocupação adicional de que esta relação vai ter um contrato de prestação de serviços, com todos os direitos e deveres de cada parte, e também uma procuração para que a imobiliária representa o locador sempre que for necessário.

  • Pesquise bastante sobre a opinião de clientes e ex-clientes da empresa, principalmente nas redes sociais: no Facebook, no site/blog e em grupos que tratam do assunto.
  • Verifique o perfil nos sites Reclame Aqui e Proteste, onde consumidores costumam fazer reclamações quando não são atendidos diretamente pela empresa. A quantidade é importante, e mais ainda o nível de resolução e o prazo.
  • Cheque se a empresa está regular na Junta Comercial da cidade, no site da Receita Federal e na associação que representa as empresa do segmento.

É uma relação que nasce para ser duradouro, e para além da primeira locação. Portanto, para que o locador fique tranquilo, é importante fazer uma parceria com uma empresa com qualidade e idônea.

Quais as responsabilidades das Imobiliárias nas locações?

A imobiliária assume duas responsabilidades fundamentais no processo de locação:

  • Garantir que todo o processo de levantamento documental, análise e checagem de dados e avaliação se o candidato à locação está apto seja feito da forma mais correta, garantindo ao locador que não haverá risco de inadimplência por conta de erros no processo de seleção. Se houver inadimplência por falha no processo, o locador pode acionar, judicialmente se for preciso, para ter o ressarcimento de prejuízos.

 

  • Oferecer e entregar o imóvel de acordo com o que for visto pelo cliente em visitas e informar ao locatário sobre problemas, reparos necessários ou que foram feitos entre a visita e a entrega das chaves. Se o cliente rescindir ou acionar judicialmente o contrato, a imobiliária poderá ser responsabilizada se ficar claro que o cliente desconhecia as informações por omissão.

 

Pelo que vemos, a Locação é um processo complexo, mas que se for feito com competência pela imobiliária e em acordo com o locador, as chances de sucesso são muito grandes.

Se você trabalha com o mercado imobiliário, ou deseja empreender nele, o exemplo da http://www.lancamentosrj.com/ pode inspirar bastante.

Sucesso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *