O uniforme correto na área da Saúde impacta na produtividade e na imagem da empresa. Saiba porquê!

O uniforme correto na área da Saúde impacta na produtividade e na imagem da empresa. Saiba porquê!

Quando falamos de um empreendimento na área da Saúde, no momento de montar as equipes de médicos, enfermeiros e técnicos e a estrutura em torno deles, um ponto é sempre entendido como básico: o uso de uniformes.

Sem dúvida, os uniformes têm um papel fundamental no funcionamento de uma unidade de saúde, mas também se tornou um item estratégico para os negócios, a marca e também para a performance dos profissionais.

Muita coisa evoluiu no uso de uniformes ao longo dos anos, até mesmo em um setor sempre tão tradicional no uso deles – e sempre pensando apenas (e mais importante) na questão de saúde.

Mas o uniforme correto na área da Saúde impacta na produtividade e na imagem da empresa. Saiba porquê.

Sabia que nem sempre os uniformes da área da Saúde foram brancos?

Sim. Apesar do branco ser a cor dominante há séculos nas vestimentas de médicos e enfermeiros, nem sempre foi assim.

Por volta do século XIX os médicos usavam roupas escuras porque eram sinal de uma classe social elevada. Porém felizmente foi um período isolado, afinal deveria ser deprimente ser submetido a tratamentos extremamente dolorosos por pessoas com roupas de tom tão triste.

Antes deste momento e desde a Antiguidade, o branco sempre predominou como uma forma de distinguir os profissionais e também pode questões de higiene, motivo que é o principal até hoje.

Nos dias atuais, viando dar uma experiência menos traumática e mais leveza nos centros cirúrgicos, podemos encontrar enfermeiros e técnicos usando roupas coloridas. Sem dúvida, uma ótima estratégica de cuidado do emocional dos pacientes.

Como o uniforme correto na área da Saúde pode impactar na produtividade e na imagem da empresa

O uso do uniforme correto pode impactar de diversas formas a produtividade e a imagem de uma empresa da área da Saúde.

Reforça a identidade visual

Os uniformes são uma forma eficiente de reforçar a identidade visual de uma empresa. É fundamental que eles estejam em perfeita sintonia com os elementos de publicidade – material impresso, layout de site, blog e redes sociais e outros canais onde a marca é disseminada.

Valoriza a marca

Aqui a qualidade e o cuidado com os uniformes é essencial. Desta forma eles podem funcionar com um grande cartão de visitas sobre os valores e a qualidade da marca como um todo.

Elimina o uso de roupas inadequadas

Isto em um ambiente de Saúde é muito importante – roupas em mau estado de conservação, chamativas e inadequadas para o ambiente transmitem uma imagem ruim para um lugar onde a organização e o cuidado com detalhes é sempre esperado pelos clientes.

Ajuda a identificar os profissionais

Isso é importante em um ambiente de Saúde onde esperamos que pessoas não autorizadas tenham restrição de acesso e que pacientes e acompanhantes sejam bem identificados para qualquer situação.

Recomenda-se em um ambiente de Saúde que todos os funcionários trabalhem com uniformes, sendo os médicos no padrão conhecido e os demais (administrativo) com um uniforme que destoe e seja esteticamente leve e confortável.

Aumenta a motivação dos profissionais

No caso de médicos, enfermeiros e técnicos, isso representa pouco, pois são profissionais onde a vestimenta é inerente ao seu trabalho.

Mas no caso de outros funcionários, o uniforme pode funcionar como um motivador pela economia dele com roupas, se ele for confortável e respeitar as características físicas de cada um, criando um vínculo maior entre o funcionário e a empresa por conta da preocupação desta com o bem estar dos funcionários.

 

Gostou deste conteúdo? Se você está precisando de uniforme mais adequado para sua área acesse Jaleco e conhece as muitas opções modernas e confortáveis.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *