O que é melhor para começar a correr? Esteira ou asfalto?

O que é melhor para começar a correr? Esteira ou asfalto?

A corrida é um esporte dos mais populares em nosso país, mas uma dúvida sempre está na cabeça de quem quer praticar e até mesmo de quem está correndo: onde é melhor para praticar, o asfalto ou a esteira?

Para quem não tem familiaridade com o esporte, pode parecer uma pergunta menor, porém cada lado tem defensores apaixonados, e o que podemos dizer que ambos tem muitas e boas razões para a sua escolha. E o melhor: ambas são saudáveis.

Correr na rua: vantagens e desvantagens

Pra quem não gosta de monotonia

Este é o primeiro aspecto a considerar a corrida de rua: nenhum dia de treino será igual ao outro.

E você pode variar os locais de treino também, usando uma rua ou praça para os dias de semana e investindo em um calçadão de praia ou um parque nos finais de semana. Sem dúvida, estar ao ar livre é um aspecto bastante positivo, e também para se motivar com outros atletas.

Cuidado com as variações de clima

Por outro lado, existem os dias muito frios e os dias chuvosos, e nestes a esteira da academia – ou de casa mesmo – é mais interessante. Lembre-se que a temperatura, a umidade e a incidência de chuva vão não só impactar na sua corrida, mas podem influenciar na sua saúde como um todo.

Um treino a ser evitado ao livre é aquele feito em dias baixa umidade, pois será prejudicial para hidratação e elevará muito a temperatura corporal. Nos dias muito frios, precisamos nos agasalhar e este peso extra costuma influenciar no ritmo da corrida, se não é usual.

A academia oferece esta regularidade climática que elimina a preocupação com o tempo: chovendo ou não, você estará na esteira.

O gasto calórico é maior

Considerando o mesmo tempo de velocidade em um treino de esteira e um na rua, neste o gasto calórico será maior dependendo das variações do solo, da resistência do vento e do trabalho muscular maior com a combinação de todos esses fatores.

E nos treinos na rua a perda de líquidos é maior – o cuidado com a hidratação deve ser redobrado.

Cuidado com lesões

Por serem praticadas em terrenos quase sempre irregulares – afinal, não é simples achar uma boa pista de corrida – o risco de lesões é maior, principalmente em falhas no solo.

Custo

Sem dúvida, o treino de corrida na rua conta com o fator financeiro – é colocar o tênis e ira para rua.

Correr na esteira: vantagens e desvantagens

Controle da intensidade, constância e da frequência cardíaca

Na esteira, você consegue definir as características do treino, a intensidade e a frequência cardíaca, o que é bem mais complicado na corrida de rua, onde você também tem os vários obstáculos pelo caminho que vão interferir no seu ritmo – ruas transversais, outros corredores que não respeitam o ritmo mais forte de outros.

Atingimento da postura e dos movimentos corretos

Correndo na rua, podemos dar atenção à postura e aos movimentos, porém temos de dividi-la com uma série de outros fatores, como os que falamos acima. Já na esteira, você pode se concentrar em obter o máximo de qualidade na postura, na pisada e na manutenção do conjunto de movimentos de forma regular, o que contribui para o atingimento mais rápido dos objetivos.

Não tem tempo ruim

A esteira elétrica, tanto em casa quanto na academia, está sempre disponível e no horário que você acha que rende melhor. Não tem chuva, frio extremo ou calor extremo que impeçam o treino.

Baixo risco de acidentes e lesões

A esteira é um ambiente totalmente plano, sem as imperfeições de terreno que as ruas oferecem – e até algumas pistas de corrida, infelizmente – e com reduzindo muito o risco de lesões e acidentes.

Não reflete um clima de competição

Se você quer desenvolver-se como corredor de provas, os treinos na rua são mais indicados, pois neles você poderá avaliar seus reflexos, apostar corrida com outros corredores (mesmo que eles não saibam) e se acostumar ao clima de competir.

Você pode inclusive participar de grupos de corrida para fins de competição.

Como podemos ver, cada opção tem as suas vantagens, mas uma esteira elétrica pode ser uma ótima forma de começar um programa de corrida, pela segurança e domínio que você terá dos fatores que vão influenciar no resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *