Habilidades que você precisa para trabalhar no mercado de Energia!

Habilidades que você precisa para trabalhar no mercado de Energia!

O mercado de Energia tem sido um dos mais dinâmicos nas últimas décadas, movidos por grandes desafios de abastecimento, questões ambientais graves e o crescimento da importância e dos investimentos em fontes alternativas e limpas.

É um mercado promissor não só para os profissionais que procuram emprego nas empresas do setor, mas para empreender, na produção de fontes e de equipamentos.

Você tem desejo de trabalhar nesta área? Vamos falar de habilidades que você precisa para trabalhar no mercado de Energia.

Quais as perspectivas do Mercado de Energia no Brasil?

O Brasil tem o 7º maior parque gerador do mundo e é o maior produtor de energia renovável e limpa dentre os países do G20. Estas posições podem revelar uma posição favorável do país no mercado de energia, mas os desafios existem e são grandes.

A incerteza hidrológica – longos períodos de estiagem, muitas vezes fora de época  e deixando reservatórios muitas vezes no limite máximo – é um grande alerta para a atividade e investimentos em hidrelétricas.

Por este motivo, as atenções se voltam para o gás natural, a energia eólica e a solar. A matriz de geração de energia, ainda muito concentrada nas hidrelétricas (63%) e que causam grandes impactos ambientais, tende a se diversificar com os leilões de energia e os investimentos privados.

O maior percentual de crescimento em 2017 foi na energia solar, com 1351% e 12,5% de novos empreendimentos. E a energia eólica tem um grande potencial de crescimento: hoje 30% dos empreendimentos estão em construção e 27% deles ainda serão iniciados.

O Brasil precisa crescer entre 4000 e 5000 megawatts por ano para atender a demanda. Isso dá uma boa dimensão do espaço de crescimento e da necessidade que está aguardando atendimento.

Engenharia de Energia, uma carreira em ascensão!

A Engenharia de Energia é o ramo da Engenharia que planeja, analisa e desenvolve sistemas de geração, transporte, transmissão, distribuição e utilização de energia.

O profissional com esta graduação atua em empresas dos setores de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.

Outro setor com demanda de um engenheiro de energia são os órgãos do governo, onde entre outras atividades, ele pode planejar a matriz energética e no desenvolvimento das políticas públicas.

Também pode atuar em diversas indústrias nas áreas de planejamento, desenvolvimento e implementação de soluções energéticas eficientes.

É um excelente caminho de graduação para buscar mais oportunidades e espaço no mercado de Energia.

Quais as habilidades para o sucesso no mercado de Energia?

O mercado de Energia, pelas altas somas de investimento e gasto que produz e pela quantidade grande de atores públicos e privados, é um setor altamente desafiador para um profissional da área.

É importante que o profissional tenha habilidades e resiliência para trabalhar em cenários que por tradição são incertos, um setor altamente regulado e que tenha uma excelente leitura das mudanças regulatórias e que consiga estabelecer estratégias de curto, médio e longo prazo.

Ele deve habilidades de negociação e relacionamento com empresas do setor e com o governo e uma ótima compreensão dos movimentos governamentais e, em especial, o crescimento dos novos setores energéticos – eólico, solar, biomassa.

Uma outra característica importante é a visão realista, pela diversidade de fatores e riscos para atingir os objetivos, mas ter um olhar de crescimento.

É um setor que, pelas necessidades das cidades e pela diversidade que vai se impondo, precisa de profissionais com esta visão de longo prazo. E podem ser também grandes empreendedores em empresas ligadas às fontes alternativas – o segmento de aparelhos de produção de energia solar é bastante promissor.

 

Se você está começando na carreira de Energia, vale conferir o trabalho de quem já está a mais tempo no mercado, como o Grupo Gerador Diesel.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *