Fez Enem? Veja os próximos passos

Fez Enem? Veja os próximos passos

Milhares de alunos de todo o país fizeram o Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio. Esse processo seletivo é apontado como uma das principais formas de ingressar numa instituição de ensino superior.

Várias instituições públicas e particulares em toda a região do Brasil, já utilizam a nota do Enem como processo de seleção para diversos cursos, inclusive os mais concorridos.

Quando o exame termina, é o momento de pensar nos próximos passos. No entanto, muitas dúvidas surgem quanto ao que fazer com a nota do Enem. Se este for o seu caso, fique atento as dicas que daremos agora.

Veja a nota do Enem

Após fazer a prova do Enem você vai precisar entrar em Enem página do participante para conferir a nota.

Primeiro você acessa o site, e no Enem página do participante você vai precisar digitar o seu CPF e a senha que foi cadastrada anteriormente. Só então você saberá a sua nota, e poderá dar os próximos passos.

Ingresse na universidade pública

A cada dia que passa mais instituições de ensino superior utilizam o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para selecionar novos alunos.

Para poder participar você precisa ter feito o Enem do ano anterior e conseguir tirar uma nota na redação que seja maior que zero. A inscrição do Sisu acontece sempre no mês de janeiro e junho.  

Ingresse na universidade privada

Com a nota do Enem você também pode obter uma bolsa de estudo em alguma instituição particular, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos). Esse programa oferece bolsas de estudo para alunos de baixa renda, porém, que conseguiram tirar uma boa nota na prova.

O programa oferece bolsas integrais, que são aquelas em que a mensalidade é completamente paga ou bolsas parciais, onde metade do valor é pago. Para poder participar do ProUni também é preciso que a sua nota da redação não tenha sido zero, mas os 450 pontos da nota mínima.

Obtenha um financiamento estudantil com juros baixos

Depois de fazer o Enem e tiver acesso a nota, você também vai poder concorrer a um financiamento estudantil com uma pequena taxa de juros, por meio do programa federal Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Esse programa é um incentivo para o aluno de baixa renda conseguir ingressar no ensino superior em instituições privadas, depois de não conseguir uma vaga no Sisu ou no ProUni.

Depois de alguns ajustes esse programa passou a conceder juros zero para alunos que não tem condições financeiras para pagar mensalidades, chamado de Novo Fies.

Para participar você também precisa ter tirado uma nota mínima de 450 pontos na prova do Enem, além de não ter zerado na redação e cumprir com os outros requisitos que envolvem a comprovação da renda familiar.

Por meio da nota, será feito um processo seletivo para a aquisição das vagas. Suas inscrições ocorrem no primeiro e no segundo semestres.

Aumente a pontuação no vestibular convencional

Diversos vestibulares de instituições públicas recebem a nota da prova do Enem como complementação dos pontos.

Sendo assim, cada universidade estabelece como vai utilizar a nota do Enem para aumentar o desempenho do vestibular.

Então se você fez o Enem, não deixe de aproveitar essas oportunidades para conseguir uma vaga nas diversas instituições de ensino superior do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *