Escolheu trabalhar na área da Saúde? Veja essas 4 possibilidades de atuação!

Escolheu trabalhar na área da Saúde? Veja essas 4 possibilidades de atuação!

A área de Saúde costuma ser o sonho de todas as pessoas na infância e a fase jovem da vida. Cuidar e salvar pessoas é algo que cativa o espírito de heróis que está em todos nós.

Porém, sabemos como é desafiante e o quanto uma carreira na área da Saúde exige de esforço de estudos, de qualificação constante, de muitas noites e fins de semana de estudo e depois de muito trabalho, e o quanto de sacrifício pessoal isso pode representar.

Por este motivo, é importante entender quais as opções de carreira que existem, muito além de médico(a) ou enfermeiro(a). Existe outros setores tão atraentes quanto, que podem recompensar financeiramente e trazer a mesma satisfação de ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Você escolheu trabalhar na área da Saúde? Veja essas 4 possibilidades de atuação.

1 – Medicina Humana

Esta é sempre a primeira ideia que nos vem à cabeça quando falamos em carreiras na Saúde. E é uma das profissões mais socialmente valorizadas.

Podemos resumir a Medicina Humana em diagnosticar, prevenir, orientar e tratar pessoas sobre sintomas e enfermidades. Adicionalmente e em consequência destas atividades, existe a prescrição de medicamentos, a análise e/ou execução de exames e prática de cirurgias.

Como podemos ver, é um campo muito vasto de atuação e que exige muita dedicação na mesma medida. O curso de Medicina é bastante extenso, em média de 6 anos sem contar as especializações, que são fundamentais no aprimoramento e na empregabilidade.

Além da graduação com especialização, para exercer a Medicina, é possível fazer mestrado e doutorado para seguir a carreira da Pesquisa Médica, que tem um campo de atuação forte em laboratórios.

As opções de mercado se dividem entre hospitais, clínicas e muitas empresas do Estado e da iniciativa privada e, em muitos momentos, tem uma ótima valorização financeira.

Outra opção é trabalhar por conta própria, que costuma ser bastante lucrativa, mas exige um investimento alto em algumas especializações e uma boa reserva financeira para aguardar o retorno.

2 – Veterinária

Esta é uma carreira que faz cada vez mais sucesso entre as pessoas, com o saudável aumento da convivência doméstica com cães, gatos e outros animais.

Sem dúvidas, salvar estas pequenas vidas é algo que cativa muitas pessoas, porém a responsabilidade e as exigências para exercer a Veterinária são tão grandes quanto para a medicina humana.

O curso é de 5 anos e o mercado de trabalho também está nas unidades de saúde estatais e privadas, em especial as clínicas veterinárias. E também é uma carreira onde a iniciativa pessoal, abrir um consultório, também pode ser muito lucrativo.

Outro setor que cresce a cada ano é a medicina veterinária em grandes indústrias de produtos de origem animal – frigoríficos, criadouros, fazendas.

3 – Enfermagem

Uma profissão de fundamental importância em todos os momentos da atuação da Saúde na vida das pessoas é a de Enfermeiro(a).

Algumas das suas atribuições são o acompanhamento de pacientes em todos os níveis de cuidado, da triagem à UTI, coletar dados para exames e realizar alguns e ministrar medicação.

Uma característica essencial para um bom profissional nesta área é saber trabalhar em equipe, não só com outros enfermeiros(as) dentro do plantão, para atuarem da forma mais eficiente possível, mas também com a equipe médica, de onde partirão as instruções de atendimento pessoal.

São muitas as especializações na Enfermagem: Geral, Forense, Geriátrica, Estética, Pediátrica, Obstétrica, Psiquiátrica e muitas outras, nas unidades de saúde públicas e privadas.

4 – Farmácia

Este é outro setor que vem crescendo muito nas últimas décadas, diante do aumento das pesquisas sobre remédios, o uso maior em uma série de novos tratamentos, alguns até mesmo para doenças antes dadas como incuráveis ou tratamentos de convivência para doenças crônicas.

O curso de formação superior tem duração de 5 anos em média e forma profissionais para uma das áreas com a maior taxa de empregabilidade – em torno de 94%.

Nesta opção, é importante verificar se eles estão adequados as normas do setor para exercer a atividade e se oferecem às melhores soluções e materiais aos seus clientes, como os encontrados na Minas Labor.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *