Como investir em Sites ou Blogs e ter um bom retorno

Como investir em Sites ou Blogs e ter um bom retorno

Muito se fala hoje em dia de como sites e blogs podem impactar positivamente nos negócios e trazer o retorno esperado – mais público, mais chances de negócios e de vendas.

Num mundo dos negócios cada dia mais digital, é quase impensável que um negócio queira obter sucesso sem investir nessas ferramentas essenciais para expandir uma marca e para a empresa falar com um número muitas vezes maior de potenciais consumidores que nos canais tradicionais – que se limitam geograficamente e o alcance das mídias.

Mas o site e o blog têm suas particularidades, que são simples na essência, mas que muitos empreendedores e alguns profissionais de marketing desconhecem. O resultado são investimentos de tempo, pessoal e recurso sem tráfego e com poucas vendas. Como isso pode acontecer?

Vamos falar um pouco de como investir em sites ou blogs e ter um bom retorno.

Alguns passos fundamentais para investir em site e blog e ter retorno

01 – Define claramente o nicho do seu negócio

Para uma empresa que já existe, este trabalho é mais fácil, mas é sempre importante definir claramente que nicho, pois definirá também o púbico que se quer alcançar.

As estratégias com site e blog para vender pick-ups de luxo e automóveis de luxo, por exemplo, são diferentes, mesmo que o poder aquisitivo envolvido seja o mesmo.

02 – Mapeie seu público-alvo

A partir do nicho e dos produtos definidos, você deve definir o seu público-alvo – idade, gênero, localização, renda, estado civil e outros fatores. Definir este público e o nicho levarão sua equipe para a definição das estratégias.

03 – Crie uma identidade visual quase perfeita

O layout, o design, as cores e a diagramação do site e do blog são fundamentais para criar a experiência de usuário que você precisa: visitas mais demoradas, clique em links internos, paginação, interação com comentários, assinatura de newsletter.

Enfim, tudo que possa prolongar e qualificar a comunicação de quem hoje é usuário e, com a qualidade dessas ferramentas, pode se tornar um cliente. Além disso, o Google usa todos esses parâmetros e outros para ranquear sites e blogs nas pesquisas de usuários.

04 – Invista em conteúdos com qualidade e relevância

Informação com qualidade e relevância é a alma de um site e um blog. É importante que os artigos, descrições de produtos, textos de chamada, vídeos e imagens componham um quadro que:

  • Atraia seu público: visualizações, cliques e navegação;
  • Forme autoridade: conteúdos que demonstram a força da sua empresa no setor e nos assuntos relacionados;
  • Crie engajamento: conteúdos atraentes e que tenham visibilidade;
  • Provoque negócios.

Evidentemente, é um grande funil onde o resultado do fundo será uma pequena parte do topo. Mas esse resultado pode ser excelente para o seu negócio, e só será obtido com esse investimento: comunicação de qualidade. E você poderá contratar uma agência de conteúdo para ajudar nessa questão.

Mas antes: por que investir em site e blog?

As vantagens são muitas e importantes, e certamente se encaixam no seu negócio.

São as novas identidades da empresa

Podemos dizer, sem exagero, que o site e o blog são o CPF e o RG da sua empresa no mundo dos negócios. Quando vemos o impacto negativo de não estar online, o CNPJ perde até o sentido.

É com essas ferramentas que os clientes vão achar a empresa e se relacionar com ela. Estar sem identidade virtual é perder muito espaço para a concorrência.

Seu negócio funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana

Você pode montar tudo durante o dia, e sua empresa será consultada e vai vender de madrugada. Essa é uma das principais vantagens do site: sua empresa nunca fecha.

E o blog cumpre a mesma disponibilidade com conteúdos de relacionamento, portanto fixando sua marca por mais tempo na mente do consumidor.

Tem um alcance muito maior

Seu negócio poderá ser visto por milhares de pessoas ao mesmo tempo e milhões todos os dias. É um alcance que nenhum canal tradicional de relacionamento – telefone, balcão, visitas – pode dar.

O grau de visibilidade será ditado pelas estratégias de marketing digital.

 

 

 

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